Para os intercambistas que buscam uma especialização na Austrália os principais cursos são os VET.
Por isso a Day One mostra o que são, quais os tipos e como ingressar nos VET da Austrália.
O que é um curso profissionalizante de VET na Austrália?
O curso profissionalizante VET, muito comum na Austrália, pode variar com o nível e o tempo de duração.
Após a finalização dos módulos, é emitido um certificado que pode ser validado no Brasil, realizando uma equivalência do currículo.
O curso oferece uma junção prática entres os livros e a vivência do mercado de trabalho. Os australianos, também são adeptos a esse estilo de curso permitindo que ocorra um contato maior e diário com nativos.
Além dessa modalidade permitir que o estudante trabalhe durante o curso, para os intercambistas brasileiros os principais requisitos são de inglês intermediário e avançado e o 2° grau completo.
Qualificações dos cursos de VET na Austrália ?
Os VET podem ser oferecidos em diferentes níveis de qualificação, eles podem ser divididos por categorias:
- Certificate I
- Certificate II
- Certificate III
- Certificate IV
- Diploma
- Advanced Diploma
O ponto de partida acadêmico é sempre pelos certificados e devem ser progressivos, do I para o II e assim por diante até o Advanced Diploma.
Certificate I, II, III e IV
Os cursos Certificate são cursos básicos sobre diferentes temas, com duração média de quatro meses, totalizando 1 ano e quatro meses para concluir as quatro modalidades.
Os requisitos para realizar os cursos são, inglês entre intermediário e avançado, 2° grau completo, em alguns casos é recomendado que esteja matriculado em uma universidade brasileira, principalmente para a aprovação do visto.
Para os intercambistas que desejam cursar um nível mais avançado, será necessário realizar o Certificate IV no curso desejado, ou seja um nível se torna pré-requisito do outro.
Por exemplo, se o intercambista quer cursar Diploma in Business, ele terá que realizar o Certificate IV in Business primeiro.
Diploma e Advanced Diploma
Para os níveis Diploma e Advanced Diploma são cursos mais especializados e com entrada mais exigente e restritiva, esses cursos se enquadram se o seu objetivo for melhorar sua experiência profissional e seu currículo.
Algumas instituições na Austrália apresentam o programa Pathway, que é uma espécie de acordo com as universidades que permite que o aluno “elimine” o primeiro ano na graduação após cursar o Diploma ou Advanced Diploma.
Nesses casos é comum a escola solicitar um teste de aptidão e um para a proficiência da língua inglesa, como IELTS, Cambridge e TOEFL.
No caso desse curso, é interessante já ter conhecimento e/ou prática no assunto antes de realizar a inscrição.
Os requisitos para os cursos técnicos VET, nível Diploma, são:
- Nível de inglês entre intermediário e avançado;
- Possuir experiência profissional na área de interesse;
- Em caso de não ter experiência profissional, ter graduação ou estar em andamento em um curso de nível superior no Brasil;
- Apresentar a comprovação de já ter cursado o Certificate e Diploma (nem todas as instituições exigem.
Quais são as áreas dos cursos VET na Austrália?
São inúmeras possibilidades as áreas mais populares costumam ser Business, Marketing e Hospitalidade, mas é possível encontrar cursos voltados para esporte, moda, culinária, turismo e muito mais.
O importante pensar na hora que o intercambista escolher o VET, é que o curso faça sentido para a sua vida acadêmica e profissional, porque isso pode ajudar na hora do visto ser aprovado.
Os Cursos VET mais comuns entre brasileiros são:
- Esporte e fitness
- Marketing
- Construção civil
- Gastronomia
- Turismo
- Negócios Internacionais
- Finanças
- Administração
- Atendimento ao cliente
- Comércio exterior
- Tecnologia da informação
- Fotografia, Cinema e Vídeo
- Design gráfico
- Gerenciamento de projetos
- Terapias Naturais
Posso trabalhar enquanto faço um VET na Austrália?
A resposta é Sim, como o curso é focado no mercado de trabalho, o governo australiano permite que o intercambista trabalhe durante o curso.
O visto permite 20 horas de trabalho por semana no período das aulas e 40 horas semanais durante as férias.
Quer saber mais sobre seu Intercâmbio? Fale com a Day One!
A Day One Intercâmbio tem uma equipe preparada para dar todo o suporte e dicas para o seu Intercâmbios. Nossa equipe é formada 100% por ex-intercambistas. Entre em contato com a agência e saiba mais.
Para ficar por dentro de todas as novidades, webinars e promoções, siga nossas redes sociais:
Instagram: @dayoneintercambios Youtube: Canal Day One Intercâmbios