Diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil, VET não é abreviação para veterinária. Na Austrália os VETs são os cursos técnicos do país, eles atraem tanto nativos como intercambistas que buscam fazer intercâmbio de estudo e trabalho e qualificação para o mercado.
O que é VET?
A sigla VET significa Vocational Educational and Training, e é um curso vocacional que prepara o estudante para ingressar no mercado de trabalho em diversas áreas.
A premissa é a mesma dos cursos técnicos do Brasil. Famosos entre os intercambistas, os VETs são uma forma de que o aluno estude e trabalhe durante sua estadia na Austrália.
Os cursos também são populares entre nativos, então o estudante conviverá não só com outros intercambistas, mas também com australianos.
Os VETs podem ser em diversas áreas, como Marketing, Gastronomia, Administração, Turismo, Hotelaria, entre outros. Se você busca qualificação profissional, os cursos técnicos na Austrália são perfeitos para você.
Qual a diferença dos cursos de VET para os cursos de ensino superior?
Os cursos VET são inferiores a uma graduação e concentram-se mais na prática, em treinamentos especificamente técnicos, que podem servir como preparação para o ensino superior, esse já mais focado na teoria.
Pré-requisitos
O primeiro passo para ingressar em cursos técnicos na Austrália é preencher os seguintes pré-requisitos abaixo:
- É necessário que o aluno tenha concluído o equivalente aos anos 11 ou 12 do ensino médio australiano, que seria o ensino médio brasileiro atual, ou para os mais velhos, o ensino médio mais um ano de faculdade.
- A fluência necessária é entre a intermediária e a avançada, nota 5.5 no exame de proficiência IELTS. Algumas instituições oferecem testes de nivelamento para alunos que não possuem exames de proficiência comprovando a aptidão na língua.
Tipos de curso
O sistema educacional australiano é diferente do brasileiro, os VETs são divididos em certificados, diplomas e advanced diplomas. Confira sobre eles detalhatamente:
1. Certificate II,III,IV
São cursos mais simples, normalmente buscados por alunos que acabaram o ensino médio e estão à procura do primeiro emprego.
Esses cursos são indicados para aprender o básico sobre diversos assuntos como marketing, negócios ou construção civil e, cada curso possui uma média de 4 a 6 meses.
Os requisitos para essa modalidade são:
- Nível de fluência entre intermediário e avançado;
- Ensino médio completo.
Os cursos Certificate podem ser pré-requisitos para os cursos mais avançados, como Diploma e Advanced Diploma.
2. Diploma e Advanced Diploma
Os Diplomas preparam os alunos para carreiras em indústria, empresas e para se tornarem profissionais.
O Advanced Diploma oferece um nível alto de qualificação de prática. Mas, o curioso sobre essa modalidade é que, o aluno pode escolher continuar na instituição de ensino e completar o curso em nível universitário.
Esses cursos são recomendados se você já tem experiência na área e busca dar um up na sua qualificação profissional.
Os requisitos para essa modalidade são:
- Nível de fluência entre intermediário e avançado;
- Possuir experiência na área de escolha;
- Caso de não tenha experiência profissional, deverá ter terminado a graduação ou estar com ela em curso;
- Ter certificado que cursou os níveis Certificate ou Diploma, não é necessário em todas as instituições.
5 MOTIVOS PARA FAZER UM VET NA AUSTRÁLIA
1. Experiência:
Os VETs são dos mais variados para agradar todos os gostos e vão de encontro ao que o estudante busca. A experiência profissional internacional agrega muito valor ao currículo e pode ser o diferencial em uma seletiva.
2. Prática:
Menos teoria e mais prática, nos VETs você aprende com “a mão na massa”.
3. Voltado para o mercado de trabalho:
Os VETs são perfeitos para quem busca qualificação profissional e uma vaga no mercado de trabalho sem precisar cursar um curso de ensino superior.
4. Estudo e trabalho:
Muitos intercambistas buscam o intercâmbio de estudo e trabalho para ajudar a financiar a viagem, fazer os VETs é ideal, pois o ensino permite trabalho de até 40 horas quinzenais e integral no período de férias.
5. Conviver com nativos:
Os cursos são populares entre australianos também, então além de conviver com outros intercambistas você vai conviver com nativos!