PODCAST: Cursos técnicos na Austrália
O primeiro artigo do nosso blog conta um pouco da história do Felipe no seu intercâmbio na Austrália. Assim como muitos estudantes, ele queria aprender uma nova língua e conhecer esse país fantástico!
Nós sabemos que a vontade de fazer intercâmbio não falta para ninguém, o que falta muitas vezes é planejamento, organização financeira e uma pequenina dose de coragem, que faz com que você tire os planos do papel e dê o primeiro passo rumo ao seu intercâmbio!
No artigo de hoje, nosso cliente e amigo Felipe Hortencio conta como se planejou e “desapegou” para conseguir realizar seu sonho de viajar para fazer um intercâmbio na Austrália!
o intercâmbio na austrália é um dos mais procurados no mundo, o país é inrível!
além das praias, o intercâmbio na austrália tem muitas opções de esporte ao ar livre.
COMO DECIDI QUE QUERIA FAZER INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
Felipe nos contou como que começou toda a história:
A primeira coisa que passou pela minha cabeça quando pensei em realizar um intercâmbio na Austrália foi o medo. Eu tinha um emprego legal no Brasil, já tinha conquistado algumas coisas, como meu carro, além de ter minha família e amigos sempre por perto.
Acontece que há muito tempo eu tinha o sonho de viajar, de ter experiências fora do país e aprimorar meu inglês. Desde que tive a ideia de fazer intercâmbio não sabia ao certo meu país de destino, eu só sabia que queria viver essa experiência. Embora eu estivesse indo bem no Brasil, eu precisava sair da minha zona de conforto e buscar esse desafio de crescimento pessoal.
“Será que vale a pena largar tudo para estudar e trabalhar no exterior?
Depois de escolher na cidade e no curso, estava faltando apenas uma coisa: O planejamento financeiro. Comecei a pesquisar custos de fazer um intercâmbio na Austrália e encontrei a Day One Intercâmbios™. Me identifiquei logo de cara com o pessoal da agência! Além de terem muito conhecimento no produto que estavam me oferecendo, eles entendiam as dificuldades que um jovem de 25 anos, recém-formado, tinha para começar a se planejar financeiramente.
Depois de pensar muito tomei uma decisão um tanto quanto difícil, vender meu carro! Foi bem difícil ter essa coragem de “desapegar” de um bem que eu havia conquistado sozinho com meu trabalho. Porém, achei que era a melhor solução, visto que o carro iria ficar parado no Brasil.
CUSTO BENEFÍCIO DO INTERCÂMBIO
E ele segue com a 2° parte de sua jornada no intercâmbio na Austrália:
Morando aqui na Austrália, vejo que o valor pessoal do intercâmbio é algo que significa muito mais para mim. Tenho certeza que quando voltar ao Brasil, muitas portas terão se aberto para mim e eu poderei retomar minha carreira e até comprar outro carro.
As experiências que estou vivendo aqui, os lugares fantásticos e pessoas que estou conhecendo me fazem ver que tomei a decisão certa.
Uma pergunta que me fiz antes de tomar a decisão da venda do carro foi: “No futuro quando eu olhar para trás será que vou preferir lembrar que com 25 anos eu tinha um carro ou de todas as aventuras que vou viver na em um intercâmbio na Austrália?”.
Claro que os bens materiais são uma conquista muito legal, mas nesse momento eu percebi que seria melhor aproveitar a minha vida e buscar amadurecimento e crescimento pessoal. O intercâmbio foi um enorme passo, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Quando comecei a pensar na cidade de destino, descobri que a cidade que fazia mais sentindo com o meu estilo de vida era Sydney. A cidade é incrível, nela é possível vivenciar a fartura de uma cidade grande e, ao mesmo tempo, ter uma enorme qualidade de vida (normalmente associado com cidades menores).
Além disso, em Sydney existem inúmeras oportunidades de emprego e praias maravilhosas. A natureza mora ao lado!
Consegui me estabilizar em um apartamento compartilhado próximo a praia. Percebo a melhora no meu inglês todos os dias e com o dinheiro que ganho hoje consigo, com tranquilidade, me manter na Austrália. Inclusive, realizei uma viagem de 40 dias para a Ásia.
Conhecer a Ásia é uma tradição de muito comum para os estudantes que fazem intercâmbio na Austrália. Além de estar próximo da região, o dólar australiano é extremamente valorizado no mercado internacional.
Não tenho dúvidas que vender meu carro para pagar meu intercâmbio foi a melhor escolha que fiz na minha vida”
COMO PLANEJAR MEU INTERCÂMBIO?
Agora que você viu a história do Felipe, vamos explicar quais são os passos mais importantes na hora de planejar um intercâmbio:
- Primeiro, escolher o CURSO que você gostaria de fazer durante o seu intercâmbio.
Afinal, existem inúmeras opções. Dentre elas, podemos citar: Cursos de idiomas, cursos técnicos, faculdades, especializações ou extenções acadêmicas.
- Segundo, é necessário DECIDIR O DESTINO do intercâmbio.
Temos diversos países mundo afora e cada um tem sua específicidade. Clima, cultura, custo de vida, idioma e outros fatores são fundamentais na hora de escolher o lugar certo.
- Terceiro, é preciso calcular o CUSTO do intercâmbio.
Cada destino tem preços e custos de vida diferentes. Assim como os valores de cursos, passagens aéreas e acomodação. Por isso, é necessário realizar um planejamento financeiro e levantar o valor que vai custar o intercâmbio.
- Quarto, ver a DOCUMENTAÇÃO necessária.
O estudante precisa estar com o passaporte e carteira de vacinação em dia (alguns destinos pedem a vacinação contra a febre amarela). Além disso, caso necessário, é preciso ir ao consulado do país de destino requisitar o visto.
- Quinto, PLANEJAR as datas.
Planejar a data de embarque e de começo do curso é muito importante para manter a casa em ordem. Afinal, deixar tudo para a última hora pode tornar o pré-embarque uma tarefa conturbada. Por isso, escolha uma data que seja boa para se preparar.
Bem bacana, não é? Temos muito orgulho de ter feito parte do intercâmbio do Felipe. A história dele representa um cenário que é bem comum no mundo dos intercambistas.
Às vezes, em busca de determinadas coisas é necessário deixar outras para trás. E é nesse ponto que o intercâmbio começa: A decisão.