O país que talvez seja o mais conhecido do mundo, além de grande que proporciona um leque gigantesco, os Estados Unidos contam com uma excelente infraestrutura, como segurança e transporte público de qualidade.
Como funciona o visto para estudar e trabalhar ?
Nos Estados Unidos existem três tipos de vistos de estudantes, F-1 visa, um M-1 visa ou um J-1 visa.
Em certas situações os visto F-1 e J-1 permitem que os estudantes trabalhem dentro do campus por no máximo 20 horas por semana durante o período de aula e 40 horas semanais durante as férias.
Diferente de estudantes com o visto M-1 não podem trabalhar.
Curricular Practical Training (CPT)
O programa faz parte da grade curricular do seu curso e qualquer outro tipo de função explicitamente aprovada e patrocinada pela sua universidade.
Academic Programme CPT:
Os estudantes devem passar por uma experiência prática relacionada à área de estudo como um requisito obrigatório do curso.
Non-required CPT:
Pode ser completado como crédito acadêmico, mas não é obrigatório.
Os estudantes que participarem de um CPT devem fazê-lo de forma integral e valendo crédito acadêmico para manter o status do visto F-1.
Optional Practical Training (OPT)
É um programa opcional onde o estudante que tem o visto F-1 depois de terminar um ano de curso e emprego temporário relacionado à área de estudo. O OPT dá a permissão para trabalhar até 20 horas semanais durante o semestre acadêmico e até 40 horas nas férias.
Se o estudante estiver matriculado em cursos nas áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ao concluir os estudos, têm direito de estender a sua estadia e fazer um programa OPT por até 17 meses.
Visto F-1
Esse tipo de visto é para estudantes de cursos integrais em uma universidade ou faculdades Americana. Com esse visto o estudante pode arrumar um emprego fora do campus após o primeiro ano de curso no país.
Em circunstâncias especiais de não encontrar um emprego durante o período de uma ano no campus, o governo americano pode outorgar uma autorização de trabalho para que esse estudante tenha oportunidades de se manter no país.
Porém é cobrado uma taxa de US $380, ficando pronto em 90 dias e é válida por um ano.
Existe dois tipos de empregos disponíveis para os alunos com esse tipo de visto, eles podem trabalhar para uma empresa comercial que tenha contrato com a universidade, como livrarias, cafés ou lojas dentro do campus ou em órgão educacionais diretamente filiados à universidade como assistente de pesquisa de um professor ou fazer parte de uma bolsa de estudos, como Doutorado, por exemplos.
Visto M-1
Permitido para estrangeiros em cursos vocacionais, o intercambista com esse tipo de visto, não é permitido trabalhar durante o estudo. Porém o aluno terá a permissão de aceitar uma vaga que seja considerada um treinamento prático na sua área de estudo por até seis meses após a conclusão do curso.
Visto J-1
O visto J-1 são para os intercâmbios de estudo e trabalho, onde o estudante pode trabalhar 20 horas por semana durante o período de aula, e em período integral durante as férias, apenas se o aluno tiver bom desempenho acadêmico e atenderem todos os requisitos do curso.
O estudante pode trabalhar no campus e em função que seja parte de uma bolsa de estudo, fellowship, ou como assistentes acadêmicos.
Da mesma forma que acontece com estudantes F-1, em casos de dificuldade financeira, o estrangeiro pode conseguir uma Work Permit para trabalhar além do campus universitário.
Também existe uma possibilidade dos estudantes dos cursos de graduação, pós- graduação e doutorado conseguirem permissão para programas de treinamento prático após a conclusão do curso, de 18 a 36 meses de duração.
A inscrição no programa é feita sem autorização do USCIS, sendo necessários ter apenas uma carta de apresentação da secretária de intercâmbio américa do contratado e um passaporte válido e um formulário migratório DS- 2019 preenchido
Estágios e experiência profissional
Os estudantes com visto F- 1 e J-1, têm permissão de trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas e também têm permissão de aceitar estágios não remunerados em algumas situações.
O trabalho deve ser parecido com um treinamento e precisa ser feito em um ambiente educacional. A situação tem que ser benéfica para ambos os lados, deve-se focar na formação educacional do estagiário. O estagiário não pode substituir um funcionário assalariado. O empregador não precisará cortar relações com o estagiário após o término do estágio.
O aluno deve ser não remunerado, a não ser que o estudante F-1 tenha autorização de completar um CPT ou OPT, ou então se o estudante J-1 tenha autorização para completar um Academic Training
Quer saber mais sobre como estudar e trabalhar nos Estados Unidos? Fale com a Day One!
A Day One Intercâmbio tem uma equipe preparada para dar todo o suporte e dicas para quem deseja estudar e trabalhar nos Estados Unidos. Nossa equipe é formada 100% por ex-intercambistas. Entre em contato com a agência e saiba mais.
Para ficar por dentro de todas as novidades, webinars e promoções, siga nossas redes sociais:
Instagram: @dayoneintercambios Youtube: Canal Day One Intercâmbios