O planejamento do intercâmbio requer muitos detalhes, do início ao fim, e nessa preparação muita gente acaba cometendo alguns pequenos erros que, se evitados, podem facilitar a vida dos futuros intercambistas e tornar a experiência do intercâmbio muito melhor, por isso listamos os 10 maiores erros cometidos pelos intercambistas, que como consultores e ex intercambistas observamos ao longo do tempo!
1 – Não pesquisar sobre o país de destino
A pesquisa sobre o destino é algo que irá fazer parte de todo o projeto, desde o início para saber se aquele lugar tem a ver com você e se atende as suas expectativas, até poucos dias antes do embarque, quanto mais informações e curiosidades você souber sobre o local onde vai melhor. É como estudar uma matéria e chegar na sala de aula sabendo tudo.
Falamos bastante sobre planejamento na escolha do destino em nosso artigo “Como iniciar o planejamento do meu intercâmbio?”.
2 – Passar muito tempo com brasileiros no intercâmbio
A gente sabe que é quase impossível não encontrar brasileiros, independente do destino, e que bom! As comunidades brasileiras no exterior costumam ser receptivas e se ajudar muito, porém passar o tempo todo com brasileiros acaba prejudicando o aprendizado do idioma e também nos fechando para outras culturas. Nesse caso nossa dica é: faça amigos brasileiros sim, mas faça amigos de todas as nacionalidades, assim quando estiverem reunidos vocês terão que conversar em inglês pois será o único idioma em que todos se entendem.
3 – Escolher pelo mais barato
Dinheiro não tá fácil pra ninguém e a gente também sabe disso rs, porém o erro de muitas pessoas é olhar SOMENTE o preço e muitas vezes não saber ao certo o que está comprando e o que está incluso no pacote. O preço é sim importante, se não primordial, mas antes de fechar um intercâmbio saiba exatamente o que você está comprando, pesquise sobre a agência, sobre a escola e sobre o local escolhido, assim ao chegar no país você não terá suas expectativas frustadas.
4 – Esquecer da saúde
É muito importante fazer um check up geral antes de viajar e entender como funciona a saúde no país de destino. Existem diversas opções de seguro saúde e muitas pessoas ainda optam por “economizar” nessa questão. Peça informações sobre seguros para a sua agência, entenda os preços, formas de pagamento e coberturas para que lá na frente essa “economia” não acabe saindo mais caro.
5 – Achar que vai ser tudo “mil maravilhas”
O intercâmbio é maravilhoso sim, qualquer ex intercambista pode afirmar isso, porém há muitas diferenças culturais, do idioma, de fuso horário, de rotina…Enfim é uma mudança e tanto, por isso não se surpreenda se no início do seu intercâmbio você ficar meio pra baixo, é normal que nossas emoções estejam a flor da pele com todas as mudanças e até que você se adpate pode levar um tempinho, converse com seus familiares, amigos e agência e procure ajuda profissional se necessário, hoje em dia há psicólogos que atendem intercambistas online.
6 – Não explorar a cidade e ter medo de se perder
Todo destino tem seus pontos turísticos mais famosos e é claro que você irá conhecer todos eles, mas explorar a cidade, aos finais de semana, por exemplo, pode ser uma atividade muito legal. Não tenha medo de se perder, peça dicas para moradores da cidade, pegue mapas e aplicativos online para te ajudar a conhecer novos locais.
7 – Não se informar sobre atividades gratuitas
No exterior há muitos locais com atividades gratuitas, como shows, festivais, entradas em parques e museus. Está duro no final de semana e não sabe o que fazer? Com certeza a cidade te apresentará várias opções de atividades gratuitas, pesquise, peça dicas na escola e para outros estudantes.
8 – Não se organizar com documentos e telefones úteis
Sim tem muito papel pra levar na mala rs, confimação da escola, da acomodação, do transfer, visto, seguro. Saiba o que são esses documentos, LEIA cada um deles com atenção, saiba onde estão endereços e telefones emergencias. Anote as coisas em seu celular, assim na hora de uma emergência você sabe exatamente onde encontrar o que precisa ou com quem falar.
9 – Ficar muito no celular
Esse erro a gente comete até no Brasil não é mesmo? Mas no intercâmbio a questão da saudade, ou a vontade de postar fotos diferentes no novo país podem fazer com que a gente fique muito no celular e se esqueça de viver o que está bem na nossa frente. Lembre-se de desconectar em alguns momentos, se interesse e procure conhecer verdadeiramente as pessoas novas que estão ao seu lado no intercâmbio.
10 – Não querer sair da zona de conforto
Ao tomar a decisão de fazer um intercâmbio lembre-se que você já deixou para trás a sua zona de conforto, por isso abrace a ideia e tudo de novo que você irá aprender com isso. Esteja aberto para transformar seus pensamentos e perspectivas, se jogue na experiência de conhecer o novo, o diferente e abra sua mente para voltar do intercâmbio uma nova pessoa!
Quer saber mais além dos 10 maiores erros cometidos pelos intercambistas? Peça seu orçamento!