Madri para os brasileiros ou Madrid para o mundo, capital da Espanha e segunda maior cidade da União Europeia traz consigo cultura, charme e história para todos aqueles que ousam explorá-la.
Considerada um forte centro político, econômico e cultural do país, abriga a sede da OMT (Organização Mundial do Turismo), pertencente à ONU, além de importantes instituições internacionais reguladoras da língua espanhola, como a Real Academia Espanhola e o Instituto Cervantes.
Madrid é uma escolha popular de destino entre os intercambistas que desejam aprender e se aprofundar no espanhol e por isso, separamos alguns dos motivos para fazer intercâmbio em Madrid.
Intercâmbio em Madrid: estudar espanhol vale a pena?
É muito comum ouvirmos falar de intercâmbio para estudar inglês, e por isso uma das primeiras perguntas é se fazer um intercâmbio para estudar espanhol vale a pena.
A língua é a segunda mais falada do mundo e o terceiro idioma mais utilizado na internet. Como a maioria das pessoas já aprenderam inglês em algum momento da vida, ter espanhol avançado ou fluente no currículo acaba te diferenciando e muito na hora dos processos seletivos de grandes empresas, e é por isso que podemos afirmar: estudar espanhol vale a pena! Ainda mais se for em um intercâmbio em Madrid.
Por que participar de um intercâmbio em Madrid?
Se você já escolheu viajar para aprender ou melhorar seu espanhol agora vamos à escolha da cidade! Nós já falamos um pouquinho sobre os Motivos para fazer intercâmbio em Barcelona, e vamos agora aos porquês e motivos para fazer um intercâmbio em Madrid.
Intercâmbio em Madrid: cultura, arte e gastronomia
É quase impossível falar de intercâmbio em Madrid sem citar arte e cultura. Parques, Estádios, Museus e Galerias recheados de história estão espalhados pela cidade. Além deles, há prédios históricos e até mesmo 16 palácios como o Palácio Real de Madrid, também conhecido como o Palácio do Oriente, residência oficial do Rei da Espanha.
Quem deseja fazer um intercâmbio em Madrid não pode deixar de conhecer a gastronomia e a culinária. São nada menos que 14 restaurantes com estrelas Michelin e por toda a cidade está presente a cultura de “tapas”, que é passear de bar em bar comendo pequenas porções com deliciosas taças de vinho, cervejas e sucos, tradição da cultura espanhola e praticada por todo país.
Intercâmbio em Madrid: fácil locomoção e viagens
Madrid não é pequena suficiente para ser percorrida a pé, mas o sistema público de transporte funciona muito bem. Você pode percorrer quase toda a cidade através das linhas de metrô e você pode até ir do aeroporto ao centro através da linha 8 assim que aterrissar no país. Falando em aeroporto, um dos interesses de quem pensa em fazer intercâmbio é a facilidade de acesso a outros países para viagens curtas. Escolhendo fazer um intercâmbio em Madrid você conseguirá facilmente visitar outros países da UE através dos voos internacionais e até mesmo em trens! Há roteiros que te levam por inúmeras cidades como Lisboa, Porto, Bordeaux e Paris.
Intercâmbio em Madrid: possibilidade de estudar e trabalhar
É possível fazer um intercâmbio de estudo e trabalho em Madrid, e na Espanha como um todo, desde que o curso escolhido tenha uma duração maior de 6 meses. Caso o intercambista já esteja no país com o visto de estudante e receba uma proposta de emprego, ele deve solicitar uma autorização administrativa junto à Delegação do Governo.
O governo concedendo esta autorização o estudante poderá dar início ao trabalho ofertado.
E já que começamos a falar sobre o visto para intercâmbio em Madrid, vamos detalhar um pouco mais sobre os trâmites abaixo.
Intercâmbio em Madrid: visto
Se você deseja fazer um intercâmbio em Madrid por um período menor de 90 dias, não é necessário solicitar o visto com antecedência. Para entrar legalmente no país será necessário apresentar assim que aterrissar:
- Seguro de viagem
- Comprovante de recursos (90 euros para cada dia que for permanecer no país)
- Endereço da acomodação (caso seja recebido por amigos é importante apresentar uma carta-convite)
- Passagem de volta para o Brasil
Para estadias e cursos de intercâmbio em Madrid acima de 90 dias é necessário solicitar um visto de estudante. Aqueles que se matricularem em um curso acima de 180 dias têm permissão de trabalho de 20h semanais.
Entre os documentos solicitados para o visto de estudante é necessário demonstrar recursos financeiros para viver no país, e pode ser feita através de extratos de um suporte financeiro (pais ou irmãos).
Quanto custa um intercâmbio em Madrid?
Como já comentamos aqui no blog, o valor de um intercâmbio depende muito de variáveis como estadia escolhida, curso, passagens e viagens que você deseja fazer durante o intercâmbio em Madrid.
Normalmente os pacotes oferecidos por boa agências de intercâmbio com um ótimo custo x benefício oferecem:
Está incluso:
- 24 semanas de espanhol geral 20 aulas por semana
- 4 semanas de férias
- Atividades culturais
- Workshops profissionais
- Orientação de boas vindas
- Teste de proficiência
- Certificado de conclusão de curso
- Suporte 24h
- Kit e sessão pré embarque
- 2 semanas de acomodação estudantil
Não está incluso:
- Passagem áerea
- Seguro viagem
- Visto de estudante (despachante, comprovação financeira e taxa consular)
Quer saber mais sobre intercâmbio em Madrid? Fale com a Day One Intercâmbios!
Ninguém melhor do que quem já foi para Madrid e a Espanha para te contar como é essa experiência, todos os prós e contras de escolher o país e a cidade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre fazer um intercâmbio em Madrid.