Cursar um Mestrado no exterior é um diferencial para quem deseja, uma colocação no mercado de trabalho, visando promoções e melhores salários.
Pensando nisso, a Day One separou algumas dicas para você, intercambista que sonha em fazer um mestrado no exterior.
Qual o primeiro passo para fazer um mestrado no exterior ?
O primeiro passo é decidir qual a linha de pesquisa que você quer se especializar e também pensar nas alternativas, para aumentar suas chances.
O ideal é se preparar entre seis meses a um ano antes da sua inscrição, pensando em todo o processo de juntar o dinheiro, pesquisar as universidades e as documentações, por exemplo, alguns países precisam de visto para entrar.
Escolher um país para meu mestrado
Uma das coisas mais importantes é escolher seu destino, pensando no seu período de adaptação, por que o mestrado você ficará pelo menos 2 anos no país.
Levar em consideração o clima, custo de vida, gastronomia, idioma, se o país permite trabalho e outras coisas que vão interferir na sua escolha.
Escolher a instituição para o meu mestrado
Após decidir o país, ficará mais fácil filtrar as universidades que estarão oferecendo o curso que contém a especialização que você está buscando.
Uma dica é buscar as melhores faculdades com as melhores notas nos Rankings Internacionais.
A maioria das instituições exigem que o aluno tenha o idioma local ou inglês.
Conheça algumas das melhores universidades por área
Artes e Humanas
- Universidade de Oxford;
- Universidade de Harvard;
- Universidade de Cambridge.
Engenharia e Tecnologia
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts;
- Universidade de Stanford;
- ETH Zurich – Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.
Ciências da Vida e Medicina
- Universidade de Harvard;
- Universidade de Oxford;
- Universidade de Cambridge.
Ciências Naturais
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts;
- Universidade de Stanford;
- Universidade de Harvard.
Ciências Sociais e Gestão
- Universidade de Harvard;
- Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres (LSE);
- Universidade de Stanford.
Candidatura para o meu mestrado
Agora que você já decidiu o país e qual instituição você irá fazer seu mestrado, pode pensar em se candidatar para seu curso.
Antes de começar, a nossa dica é conversar com um dos nossos consultores ou procurar mais informações na internet mesmo. Porque para se candidatar cada faculdade abre um método.
A maioria das universidades exige:
- Currículo profissional e acadêmico.
- Cartas de recomendação;
- Carta de motivação;
- Histórico escolar
- Redações sobre experiências de vida;
- Fluência no idioma local ou em inglês (comprovada por exames de proficiência);
Mestrado na Europa
Os cursos costumam começar em setembro ou em outubro, com raras exceções em abril. Em algumas instituições não há limite de vagas, elas aceitam quem estiver de acordo com os requisitos do curso, então é comum ter turmas com 200 alunos.
Para realizar o mestrado na Europa os documentos necessários são além do passaporte com a validação da estadia completa:
- Diploma e histórico com traduções juramentadas;
- cartas de recomendação;
- carta de motivação;
- certificados de língua estrangeira;
- seguro saúde.
A documentação pode variar de instituição para instituição, por isso é sempre recomendável que você tenha o suporte, com uma agência como a Day One que acompanha do começo ao fim do processo.
Mestrado nos Estados Unidos
Algumas das principais universidades estão localizadas nos Estados Unidos, como Harvard, Oxford e Cambridge.
O estudante precisa- se atentar as datas de renovação do visto e verificar qual tipo de visto, será pedido pela universidade, F-1 ou M-1.
O ano letivo nos Estados Unidos normalmente começa no outono, no final de agosto, mas alguns podem começar mais cedo.
Algo muito importante é que o aluno que deseja fazer o mestrado no exterior é tirar uma boa nota na prova de proficiência da língua, TOEFL.
Universidades públicas ou privadas ?
A principal diferença entre as universidades são os valores, as instituições públicas são, obviamente, mais baratas, porém a qualidade de ensino costuma ser muito semelhante.
Porém, independente das escolhas existem formas de diminuir os gastos e deixar eles mais acessíveis à sua realidade como bolsas de estudos, financiamento, e descontos especiais para alunos internacionais.
Para mais informações, entre em contato com um dos consultores especializados para obter mais informações.
Acabei meu mestrado, e agora ?
Para quem terminou o mestrado no exterior e quer voltar para o Brasil, o estudante terá que validar seu diploma para fins acadêmicos e/ou profissionais.
Para realizar essa validação é preciso entrar em contato com uma instituição de ensino superior como contra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996:
- 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular;
3º. Os diplomas de mestrado e de doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.
Quer saber mais sobre Mestrado no exterior ? Fale com a Day One!
A Day One Intercâmbio tem uma equipe preparada para dar todo o suporte e dicas para quem quer fazer um mestrado no exterior. Nossa equipe é formada 100% por ex-intercambistas. Entre em contato com a agência e saiba mais.
Para ficar por dentro de todas as novidades, webinars e promoções, siga nossas redes sociais:
Instagram: @dayoneintercambios Youtube: Canal Day One Intercâmbios