No Brasil, praticamente todas as empresas e trabalhos não essenciais tiveram que adotar o trabalho remoto devido às restrições causadas pela pandemia. Apesar de ter sido uma mudança abrupta e em sua maioria ter pego os brasileiros e os empregadores desprevenidos, o home office caiu no gosto popular.
Mesmo antes da pandemia, quase 4 milhões de brasileiros já trabalhavam remotamente e a opção de trabalhar de casa pelo menos alguma vez na vida era desejo de 98% das pessoas.
Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, mesmo depois da pandemia e com a volta da “normalidade” haverá um aumento de 30% do home office no Brasil, o que é uma excelente oportunidade para quem sempre quis fazer um intercâmbio mas não tinha como deixar o trabalho para trás.
Home Office e Intercâmbio: a oportunidade perfeita
Se você faz parte dos trabalhadores que ainda estão de home office ou que já sabem que esta modalidade de trabalho remoto permanecerá na sua empresa no próximo ano, e sempre sonhou em fazer um intercâmbio, a hora de planejar um é agora!
Além de conhecer novas pessoas e culturas sem precisar abrir mão da sua renda, o aperfeiçoamento do seu inglês, ou o idioma do país de sua escolha, com certeza abrirá novas portas tanto nacionais quanto internacionais para a sua carreira.
E foi com esse “ganha ganha” que surge um novo conceito: o Anywhere Office.
Anywhere office
O Anywhere Office traduzido literalmente significa “escritório em qualquer lugar” e traz um mundo de possibilidades. Com ele, a “Home” do seu “Office” pode ser em qualquer coworking, cafeteria, cidade ou país que você desejar.
Muitas empresas brasileiras, das startups de tecnologia às grandes varejistas, já estabeleceram 100% da equipe trabalhando remotamente e está cada vez mais comum companhias com sede nos Estados Unidos, México e Europa contratarem brasileiros para trabalhar de onde quiserem.
Home Office e Intercâmbio: como se planejar
O planejamento para realizar um intercâmbio e continuar trabalhando com pessoas que estejam em outro país exige mais de preparo e organização que um intercâmbio normal.
O primeiro passo é decidir que tipo de intercâmbio você quer fazer: turismo ou estudos. Você pode querer só curtir e vivenciar uma nova cultura ou conciliar a oportunidade para fazer um curso de línguas ou uma especialização.
A partir disso, nossa sugestão é que você liste os países que gostaria de ir e se aprofunde sobre os cursos e sobre as regras para cada tipo de visto e abertura das fronteiras para brasileiros.
Alguns dos próximos passos seriam o planejamento financeiro, entrada nas documentações e vistos, opções de estadia, roteiros, compras de passagens…. e tudo isso sem esquecer de um dos pontos mais importantes para quem vai trabalhar remoto: o fuso!
Não esqueça o fuso-horários
Pode parecer uma questão boba, mas normalmente não nos preocupamos com o fuso horário em relação a nossa cidade de origem quando fazemos um intercâmbio tradicional.
Neste site você pode consultar todos os fuso-horários mundial, mas países como Estados Unidos, Canadá e Malta costumam ser opções interessantes para quem deseja fazer intercâmbio e home office.
Seu Anywhere Office menos burocrático é com a Day One!
Planeje e realize seu intercâmbio com home office conosco e não perca tempo nem dinheiro com a parte chata do processo. A Day One conta com um time especializado e totalmente formado por ex-intercambistas para facilitar todo o processo e planejamento do seu intercâmbio de turismo, estudo, trabalho ou home office! Entre em contato conosco e saiba mais.