Ah fazer intercâmbio em Londres! Esse é o sonho de muitos brasileiros por ai, né?!
Localizada às margens do Rio Tâmisa, Londres é um dos mais importantes núcleos financeiros e culturais do mundo. Por conta disso, a cidade atrai intercambistas de todos os quatro cantos do mundo, os brasileiros buscam muito o destino tanto para aprender inglês, como para fazer cursos superiores em instituições mundialmente reconhecidas.
O visto não é necessário quando o curso tem duração de apenas 6 meses. O estudante só poderá estudar e trabalhar com um visto de Tier 4, e poderá trabalhar por 20h semanais durante o período letivo.
Porque fazer intercâmbio em Londres?
A terra da rainha é um dos destinos mais procurados por intercambistas.
A cada ano dezenas de milhares de estudantes se mudam para lá em busca de estudos. E, é por conta disso, que a cidade vem se tornando a capital do ensino superior mundial e um dos melhores lugares do mundo para se estudar, segundo o ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
Vamos listar alguns dos motivos principais para você escolher Londres como seu destino de viagem:
- Inglês: qual a melhor forma de aprender uma língua se não com seus criadores? A Inglaterra é berço do idioma Inglês, cheio de dialetos e sotaques a experiência de aprendizado será incrível.
- Facilidade de viajar: Londres possui uma malha ferroviária eficaz e por ser pequeno é possível visitar não só todo o país, mas também alguns países vizinhos como a Irlanda, Escócia e França.
- Experiência multicultural: engana quem pensa que ao fazer intercâmbio em Londres só vai conviver com ingleses. A cidade recebe milhares de estudantes de todo o globo, o que permite que você tenha colegas e amigos de diferentes partes do mundo, tudo em uma cidade só!
- Cultura: Londres exala cultura, afinal é uma cidade histórica. Que tal visitar Abbey Road e tirar uma foto imitando os Beatles? Ou o Palácio de Buckingham? As possibilidades são infinitas.
- Cursos de até 6 meses não exigem visto: Para intercâmbios com duração de até 6 meses não é preciso tirar o visto, apenas se matricular numa instituição de ensino e no momento de imigração mostrar o COE – certificate of enrollment, a carta de matrícula.
- Ensino de qualidade: As faculdades de Londres estão entre as melhores do mundo. Um intercâmbio na cidade vale cada centavo e pode ser um diferencial em processos seletivos num mercado competitivo. Além disso, a cidade possui excelentes escolas para estudar inglês.
Como é o visto inglês?
O visto não é necessário para intercâmbios de até 6 meses, ao chegar ao país é necessário apenas a apresentação da carta de matrícula e do comprovante financeiro.
Se você tem 16 anos ou mais, e vai estudar por um período de 7 a 11 meses, deve obter o Short-Term Study Visa. Esta modalidade não permite que o estudante trabalhe ou prorrogue o visto, a permanência máxima no país é de 11 meses.
Caso o aluno vá estudar numa instituição de ensino superior por mais de 6 meses, ou fazer um curso de inglês com mais de 11 meses de duração, é necessário aplicar para o visto Tier 4 – General Study Visa (GSV).
O GSV funciona com um sistema de pontos, para obtê-lo o estudante precisa alcançar 40 pontos, esses devem ser alcançados da seguinte forma:
- O aluno recebe 30 pontos ao se matricular e ser aceito numa instituição certificada pelo Accreditation UK e/ou pelo UKBA Register of Sponsors, instituições credenciadas pelo governo inglês para avaliar e regular instituições de ensino no país. O aluno receberá um documento chamado CAS – Confirmation of Acceptance to Study que é necessário para a obtenção do visto.
- Os outros 10 pontos serão obtidos ao provar que você tem fundos e pode custear seus estudos no país, para Londres o valor é de £1265.00 multiplicado pelo número de meses do intercâmbio, sendo o número máximo de 9 meses, assim mesmo que seu intercâmbio dure 12 meses você só deverá comprovar que pode pagar pelos primeiros 9 meses.
É importante ressaltar que todos os documentos requisitados para a obtenção do visto devem ser traduzidos para o inglês.
Para o visto Tier 4, o estudante deve comprovar que já estudou no inglês no Brasil previamente e fazer um exame de proficiência (IELTS for UKVI), obtendo nível intermediário, conhecido como B1 pelos ingleses.
Caso você não tenha todos os pré-requisitos solicitados para o GSV, é possível aplicar para o visto de Tier 4 Prospectivo. Você deve começar seus estudos na data limite de 6 meses após a obtenção do visto e, diferente do Short-Term Study Visa, é possível a troca de categoria de visto enquanto você está no Reino Unido.
Estudantes com visto Tier 4 podem trabalhar de 10 a 20 horas semanais no período letivo e, em tempo integral, no período de férias. Pessoas com cidadanias europeias não precisam de visto.
Quanto custa o intercâmbio em Londres?
O preço do intercâmbio varia com diversos fatores como a duração, como o preço da libra e o tipo de acomodação. Então, quanto antes você se planejar melhor.
Além disso existe também o preço das passagens, do seguro viagem particular e também do dinheiro para a sua estadia (alimentação, transporte, etc). Por isso, é sempre importante contar com uma agência de intercâmbio para planejar uma viagem.
Como escolher a instituição de ensino?
É importante se matricular em uma instituição certificada pelo British Council, pois isso facilitará a aprovação do visto.
Londres é uma das maiores capitais do mundo e ensino de qualidade não falta!
Na hora de procurar sua escola, fique atento aos feedbacks dos alunos e como funciona a dinâmica da aula para escolher a melhor para o seu perfil. Além disso, escolha com base na localização, veja como funciona as linhas de metrô, ônibus e qual seria a melhor opção de acordo com a sua estadia.
Onde ficar?
As opções de estadia mais populares são as casas de família ou residências estudantis.
Cada uma com sua experiência única, ambas educativas, pois fazem com que o aluno exercite o inglês conversando com locais ou estudantes de todo o mundo.
Principais pontos turísticos em Londres
- Estação Kings Cross: Plataforma 9 ¾: Um dos cenários mais memoráveis da franquia Harry Potter, a estação 9 ¾ está lá para que fãs possam atravessar pela parede e embarcar no expresso de Hogwarts.
- London Eye: Que tal ter uma visão panorâmica de toda a cidade? A London Eye é a roda gigante mais visitada do planeta. Localizada ao lado do rio Tâmisa, ela fica a 120 metros do chão. Imagina só a vista.
- Big Ben: O relógio mais famoso do mundo fica ao lado do Palácio de Westminster e as margens do rio Tâmisa. A torre do Big Ben conta com mais de 100 metros de altura e tem uma arquitetura gótica com quatro gigantescos relógios, que começaram a funcionar em 1859.
- Palácio de Buckingham: Residência da família real, o palácio conta com 770 quartos. Já pensou ver a tradicional troca de guarda em frente à casa da rainha Elizabeth II? Ela acontece no palácio sempre às 11 horas.