Seja você um grande fã dos Beatles ou não, Liverpool é uma excelente cidade para quem quer fazer um intercâmbio. Muito além de tirar uma foto atravessando Abbey Road ou cantarolar em um story na Penny Lane, a cidade oferece inúmeros recursos para brasileiros intercambistas. Separamos então, alguns dos motivos para fazer intercâmbio em Liverpool.
Por que fazer intercâmbio no Reino Unido?
Começando pelo começo, muitas pessoas se perguntam por que fazer intercâmbio no Reino Unido ou por que escolher a Inglaterra. O país oferece uma gama de universidades e cursos com tempo reduzido quando comparados aos do Brasil, oferece muuuuuita cultura e lugares históricos de fácil acesso, o que te permite conhecer várias cidades gastando pouco.
Além disso, o Reino Unido oferece algumas facilidades na solicitação de visto para quem pretende frequentar alguma universidade do país.
Caso o candidato esteja no processo seletivo de uma universidade que reconheça exames internacionais de proficiência como o C1 Advanced ou C2 Proficiency, ambos de Cambridge English, ele estará dispensado do Secure English Language Test (SELT).
E agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a Inglaterra, vamos à menina dos olhos:
Motivos para fazer intercâmbio em Liverpool: Ótimas Universidades
Em Liverpool temos 5 universidades: University of Liverpool, Liverpool John Moores University, Liverpool Hope University, Liverpool School of Tropical Medicine e a Liverpool Institute for Performing Arts. Elas oferecem uma gama variada de carreiras, da teologia à criminologia, tendo seus cursos classificados entre os melhores do mundo. Todas as universidades possuem excelentes notas de satisfação do aluno. Você pode conhecer um pouco mais sobre elas clicando aqui.
Motivos para fazer intercâmbio em Liverpool: Imersão cultural
O segundo motivo para fazer intercâmbio em Liverpool é a imersão cultural que a cidade te oferece. Museus, festivais de música, centros culturais e muitos outros pontos que vão enriquecer muito seu repertório.
A cidade é considerada patrimônio da Humanidade pela UNESCO, além de ter áreas tombadas pela instituição, como por exemplo o Albert Dock, que foi revitalizado e transformado em um grande centro cultural com galerias, museus e restaurantes.
Para quem curte lugares menos agitados a região da School Lane, cheia de livrarias e sebos, é perfeita para passear a treinar a leitura em inglês.
E é claro que não poderíamos esquecer dos Beatles! Morando em Liverpool você poderá visitar os pontos que respiram a banda sem precisar pagar pelo tour. Abbey Road, Penny Lane, o famoso portão vermelho do antigo orfanato Strawberry Field e muitos outros lugares que foram inspiradores para suas músicas.
Motivos para fazer intercâmbio em Liverpool: Vida noturna agitada
As atrações culturais vão muito além dos passeios diurnos. A vida noturna de Liverpool é agitada e regada dos tradicionais pubs ingleses. A maioria deles fica na Mathew Street, onde você pode escolher entre os pints de cerveja ou cidra enquanto faz amizades e aprecia uma boa música.
Motivos para fazer intercâmbio em Liverpool: Fácil locomoção
O quarto motivo para fazer intercâmbio em Liverpool é a fácil locomoção e ótima localização da cidade.
Enquanto estiver em Liverpool, você conseguirá fazer a maioria das coisas de bike, a pé ou transporte público, o que te ajuda a economizar. Quando quiser visitar a capital, Londres, você só precisa pegar um trem com trajeto que dura aproximadamente 2 horas.
O aeroporto local também facilita muito a vida do intercambista, e possibilita viagens curtas entre os países vizinhos sem precisar gastar muito.
Motivos para fazer intercâmbio em Liverpool: gaste bem menos que outras cidades inglesas
Uma das questões mais importantes, se não a mais, é quanto de dinheiro é necessário para fazer um intercâmbio. Quem deseja fazer um intercâmbio na Inglaterra, com certeza tem Liverpool como uma das melhores opções quando o quesito são as finanças.
A libra por ser mais valorizada em relação ao dólar e ao euro acaba pesando em muitos dos orçamentos, mas por ser uma cidade menor, com apenas 450 mil habitantes, o custo de vida em Liverpool acaba sendo muito mais barato do que viver em outras cidades maiores ou em Londres, por exemplo.
Quanto custa um intercâmbio em Liverpool?
Os custos de um intercâmbio são extremamente variáveis de acordo com as escolhas que o estudante futuro intercambista faz. Alguns deles são óbvios e não costumam variar muito como os custos com visto e passagem. Já outros como escolha da agência de intercâmbio, instituição de ensino, cursos preparatórios, certificados, tradução de documentos, hospedagem e viagens que a pessoa pretende fazer durante o intercâmbio podem inflacionar e muito o orçamento.
Quando ao assunto é Visto, brasileiros a turismo ou que pretendem estudar menos de 6 meses no país não precisam fazer a solicitação antes de sair do país.
Já para um período maior que esse, existem 5 tipos de vistos para a Inglaterra: Tier 1, Tier 2, Tier 3, Tier 4 e Tier 5, cada um destinado a um perfil de viajante e o ideal é conversar com uma agência de intercâmbio de confiança para entender qual melhor se adequa ao seu caso.
Quer saber como é estudar em Liverpool? Entre em contato com a Day One!
Nada melhor do que conversar com quem já fez um intercâmbio em Liverpool para te passar todas as dicas e a realidade do local, não é mesmo? Para isso a Day One Intercâmbios mantém uma equipe formada 100% por ex-intercambistas disponíveis para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato com a agência e saiba mais. Para ficar por dentro de todas as novidades, webinars e promoções, siga nossas redes