Um intercâmbio em Cork na maioria das vezes não é a primeira opção de quem está planejando uma viagem, mas a segunda maior cidade da Irlanda oferece inúmeras razões para ser escolhida, principalmente por aqueles que desejam trabalhar durante o intercâmbio, seja para abater alguns custos ou guardar uma graninha.
Cork possui 125 mil habitantes e é a terceira cidade mais populosa do país. Fundada no século VI como capital do condado de Cork e a maior cidade de Munster, tornou-se urbana após colonizadores vikings estabelecerem ali um centro comercial e até hoje possui diversas secções de muralhas que perduram através da história.
Seu clima é marcado por fortes ventos o ano todo, com um verão agradável e um inverno longo e frio, entretanto as temperaturas costumam ficar entre 4 °C a 19 °C e raramente é inferior a -0 °C ou superior a 23 °C.
Agora que você já foi apresentado à cidade, vamos aos motivos para fazer intercâmbio em Cork, na Irlanda:
Fácil emissão de visto:
O primeiro motivo para fazer intercâmbio em Cork é a facilidade no processo de retirada de visto, tanto de estudo quanto de trabalho.
A partir de 16 de junho de 2021, turistas e estudantes brasileiros voltaram a ter isenção da necessidade de visto antes de embarcarem para a Irlanda, caso permaneçam no país por até 90 dias.
Para permanências maiores, é necessário o pagamento de uma taxa de EUR300, e a permissão para trabalhar é concedida para aqueles que planejam ficar mais de 8 meses em Cork.
Segurança:
O segundo motivo para fazer intercâmbio em Cork é a segurança tanto para turistas quanto para moradores. A Irlanda já possui menores índices de criminalidade quando comparada a outros países, o Brasil por exemplo, mas por ser uma cidade menor, Cork torna-se ainda mais segura, o que te deixará tranquilo a qualquer momento do dia.
Fácil Locomoção:
Você conseguirá fazer quase tudo que precisar a pé ou de bicicleta, devido ao centro da cidade ser bem compacto e oferecer praticamente tudo o que uma pessoa precisa. Esse terceiro motivo para fazer intercâmbio em Cork costuma ser um dos preferidos dos intercambistas que não precisam reservar grande parte do orçamento para locomoção.
Baixo Custo de Vida
O motivo mais atrativo para fazer intercâmbio em Cork e na Irlanda é o baixo custo de vida quando comparado a outros países europeus e até mesmo à Inglaterra. A maior cidade do país tem um custo de vida e preços até 20% menores quando comparado aos países vizinhos, e Cork por ser uma cidade menor, é ainda mais acessível quando consideremos gastos com aluguel, alimentação e transporte.
Imersão Cultural
Se você quer realmente mergulhar em uma nova cultura, Cork é para você. Além de ter forte tradição na música, artes e teatro, com vários festivais durante o ano, você dificilmente ouvirá falantes da língua portuguesa pelas ruas. Este fato faz com que você crie relações mais profundas com os habitantes locais e outros intercambistas, além de conseguir treinar e evoluir bem sua fluência na língua inglesa.
Opções de Turismo
O sexto motivo para fazer intercâmbio em Cork na Irlanda é o fácil acesso a Dublin e a outros países. Como já citado anteriormente, Cork possui um porto comercial e um aeroporto internacional, o que te permite pegar voos diretos para Amsterdã e Londres por um ótimo custo-benefício.
Hospitalidade
O último, mas não menos importante motivo para fazer intercâmbio em Cork e na Irlanda é a hospitalidade dos conterrâneos. Considerados por muitos os “brasileiros europeus” a maior parte dos irlandeses são bem receptivos e animados com estrangeiros. Isso quer dizer que dificilmente você não conseguirá informações ou ajuda quando estiver perdido, por exemplo.
Vale mesmo a pena fazer intercâmbio em Cork?
Se você quer uma ótima cidade, com excelentes universidades e multinacionais, baixo custo de vida e fácil acessos a outros países europeus a resposta é sim, vale muito a pena fazer intercâmbio em Cork e na Irlanda como um todo.
Caso você queira, separamos também 5 motivos para fazer intercâmbio em Dublin, e 7 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda.
Você também pode aprender mais sobre a cultura, curiosidades e costumes do país clicando aqui.
Quer saber como é fazer intercâmbio em Cork? Fale com a Day One!
Ninguém melhor do que quem já foi para Cork e para a Irlanda para te contar como é essa experiência, todos os prós e contras de escolher o país e cada cidade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre fazer um intercâmbio em Cork.