Para muitas pessoas fazer faculdade no exterior parece um sonho distante e as vezes até impossível. Por isso hoje resolvemos desmistificar um pouco o processo de estudar cursos técnicos, graduação ou pós graduação no exterior.
O primeiro ponto que todo intercambista que deseja fazer uma faculdade no exterior deve pensar é “qual meu nível no idioma que desejo estudar?”, pois independente do país será exigido que o aluno comprove que tem nível, seja de inglês, espanhol, francês ou alemão para acompanhar as aulas. Na hora da inscrição entre os pré requisitos será solicitado um teste de proficiência no idioma.
Se você está pensando em fazer cursos técnicos o nível de idioma exigido será menor, normalmente um intermediário avançado. Lembrando que os cursos técnicos, assim como no Brasil, são uma formação voltada para a prática e para o mercado, sendo mais curtos e inferiores a uma graduação.
Já se você pensa em fazer sua graduação ou pós fora foque no idioma! Nesses casos o nível exigido será sempre avançado.
Entre os motivos que fazem com que os estudantes desistam de fazer faculdade no exterior está a barreira do idioma, porém não é preciso desanimar, as próprias instituições e universidades oferecem os chamados Pathways.
O que é o Pathway?
O Pathway (‘caminho’ em inglês) funciona da seguinte forma, normalmente o estudante faz um teste de idioma da própria instituição/faculdade para verificar de quanto tempo de curso de idioma ele precisa para entrar no curso superior escolhido. Após o teste (e envio de toda a documentação necessária) o aluno é aprovado na universidade com uma Carta Condicional, a mesma informa que desde que o aluno faça o curso de idioma conforme orientado e atinja o nível poderá ingressar na faculdade.
Outra opção, para quem ainda tem o idioma básico, é ir para o exterior para estudar o idioma e depois tentar ingressar em uma faculdade. Afinal a grande maioria dos países permite que pessoas com visto de estudante renove o visto sem precisar deixar o país.
O segundo ponto que os intercambistas sempre questionam é o valor, “é caro fazer faculdade no exterior?”, essa resposta depende de muitas variáveis, a primeira delas é que depende do curso, da instituição, da duração e do país, mas com certeza seu investimento será mais alto do que se for fazer um curso de inglês por exemplo. Em contrapartida a certificação, networking, possibilidades e aprendizado que o estudante irá ter serão reconhecidos mundialmente, o que abre muitas portas especialmente para quem pensa em imigração ou em uma carreira internacional. Por outro lado se calcularmos a mensalidade de algumas faculdades brasileiras em alguns casos o estudo no exterior acaba, até mesmo, ficando mais em conta.
E por fim outro ponto muito questionado por intercambistas são as bolsas de estudo. Existem sim bolsas e estudo no exterior, normalmente são bolsas parciais de acordo com nacionalidade e mérito, mas há países como a Alemanha que você pode fazer uma faculdade de graça.
Leia mais sobre intercâmbio na Alemanha aqui.
Achou que era muito difícil né? É por isso que nós da Day One Intercâmbios estamos aqui, para auxiliar na realização do seu sonho de estudar no exterior e te dar uma consultoria personalizada para te ajudar a entender qual o melhor tipo de projeto de intercâmbio de acordo com seu objetivo e orçamento!
Criamos um Ebook com muito mais informações sobre faculdade no exterior! Receba agora preenchendo o cadastro abaixo:
Erro: Formulário de contato não encontrado.