Fazer um intercâmbio é uma experiência única e uma oportunidade de conhecer novas culturas, por isso a Day One separou sete diferenças culturais entre o Brasil e a Austrália.
Banho geralmente são limitado
Na Austrália a água, que é um dos recursos naturais mais importantes, é escassa, por isso na maioria das casas o banho é limitado até cinco minutos.
Essa regra é bastante comum em casas que abrigam estudantes estrangeiros, por isso nada de banhos demorados na Austrália.
BYO
Na Austrália é comum encontrar em panfletos ou até em cardápios a sigla “BYO – Bring Your Own” significa para levar sua bebida, porque o local não fornecerá.
Essa ação é comum em festas universitárias, mas também é comum que restaurantes ou estabelecimentos que não vendem bebida alcoólica também permitem que a pessoa leve sua garrafa.
Geralmente em restaurante vai ser cobrado uma taxinha por garrafa de vinho ou cerveja que você levar, mas ainda assim vale a pena.
Essa “liberdade” é um costume muito legal e presente na cultura dos australianos.
Outro ponto é que você não esqueça de levar sua garrafa em um saquinho ou no cooler, pois na Austrália é proibido beber e andar na rua com bebida alcoólica.
Além de verificar se o restaurante entra no esquema BYO.
Tudo acaba em um churrasco
Na Austrália, o churrasco é uma prática muito comum assim como no Brasil, a única diferença é no modo de preparo.
No país, é comprado bifes ou salsichas e assado em uma espécie de grill e alguns australianos ainda mantêm a carne com um pão de sanduíche e adicionam cebola, além do famoso molho barbecue.
Além disso, é comum ter churrasqueiras em locais públicos, como praia, já que o governo australiano oferece equipamentos automáticos e de alta qualidade para que seus habitantes aproveitem esse momento ao ar livre.
Lembre-se sempre: Bom senso é imprescindível na cultura australiana e não esqueça que você poderá ser multado caso deixe o equipamento sujo.
Carne de canguru
Na Austrália, por incrível que pareça a carne de canguru é comercializada, devido a um hábito estabelecido há milhares de anos entre os aborígenes.
O alimento pode ser uma alternativa caso você queira experimentar os diferentes pratos típicos da Austrália.
Aborígenes: berço da cultura Australiana
Na Austrália, muito da cultura popular, está relacionada ao povo que habitava o território antes da colonização inglesa: os aborígenes.
De origem pré-histórica, eles se organizavam em até 500 grupos e viviam de uma maneira muito à frente da sua época.
Para os mais interessados na cultura aborígene, a dica é conhecer o Museu Australiano em Sydney ou caminhada com um guia aborígene em The Rocks, no centro da maior cidade australiana.
Inglês australiano
O inglês Australiano é um tópico que causa estranhamento em muitas pessoas, mas precisamos pensar que ele tem inúmeras influências.
Começando pela colonização dos britânicos, os dialetos aborígene, E dos demais imigrantes que habitam o país há muitos anos já que o país é multicultural.
Esse mix de culturas faz o idioma ter algumas diferenças. Nada, porém, que seu ouvido não se acostume em semanas.
Outro fato é que eles contraem palavras ou usam expressões exclusivas da Austrália, como aqui no Brasil também é usado.
Os australianos não pronunciam o R ao fim das palavras:
- ForeveR – ForevÁ
- TogetheR – ToghetÁ
- Car – CÁh
Eles também gostam de abreviar palavras:
- Australia – straya
- Football – footy
- Chocolate – choccy
Espécies de animais exóticas
diabo da tasmânia
Aproximadamente 80% das espécies encontradas na Austrália são endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em outro país.
Entre eles estão o diabo da tasmânia, vespa do mar, canguru, coala, diabo espinhoso, lagarto de gola, ornitorrinco, crocodilo de água salgada, dentre muitos outros.