Se tem uma coisa que não podemos negar é que o novo COVID-19 interrompeu a maioria dos nossos planos e sonhos. Muita gente teve que cancelar o intercâmbio na pandemia.
Um ano e meio depois, e com a aceleração da vacinação no Brasil e no mundo, alguns destinos já estão de fronteiras abertas para os brasileiros. Separamos o status de alguns destinos para fazer intercâmbio na pandemia.
Intercâmbio durante a pandemia: África do Sul
Para viajar ou fazer um intercâmbio para a África do Sul é necessário comprovar um teste PCR negativo para COVID-19 feito nas 72 horas anteriores à partida. Caso não apresente o teste, será obrigatório uma quarentena de 14 dias no país.
Intercâmbio durante a pandemia: Austrália
Está liberada a aplicação de visto de estudante nos Consulados e Embaixadas. Porém os vistos ainda não estão sendo analisados. Assim que as fronteiras abrirem e os vistos voltarem a ser analisados será possível viajar para lá.
Intercâmbio durante a pandemia: Canadá
Como a África do Sul, é necessário apresentar um teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores a sua partida, entretanto, a quarentena de 14 dias é obrigatória para todos assim que chegam no país, além de possuir um visto de estudante.
O estudante também deverá realizar um novo teste de PCR para COVID-19 assim que chegar ao Canadá. O resultado será entregue após 3 noites, as quais você deverá estar hospedado em um hotel indicado pelo Governo Canadense e logo depois iniciar a quarentena de 14 dias.
Todos os custos envolvendo os testes, estadias e hospedagens serão por conta do viajante.
Atualização 05/07/2021: Estudantes internacionais (titulares de autorização de estudo) totalmente vacinados contra COVID-19 não precisam mais fazer quarentena em um hotel indicado pelo Governo Canadense. Viajantes totalmente vacinados são aqueles que receberam o curso completo de uma vacina COVID-19 reconhecida pela Health Canada (Moderna, Pfizer, Astrazeneca e Johnson & Johnson) 14 dias ou mais antes da sua chegada. Esses viajantes ainda terão que fazer um teste COVID-19 na chegada e ficar em isolamento até receber o resultado negativo.
Intercâmbio durante a pandemia: Emirados Árabes
Se você pensa em viajar para os Emirados Árabes durante a pandemia é necessário ter testado negativo no PCR realizado até 96 horas antes do voo. Os brasileiros devem fazer outro teste assim que aterrissarem no país. Além disso é necessário contratar um seguro com cobertura para COVID-19.
Intercâmbio durante a pandemia: Estados Unidos
Quem tiver um visto de estudante válido ( categorias F e M) e começarão os estudos nos EUA a partir de agosto deste ano poderão viajar ao país sem consultar a embaixada ou o consulado no Brasil. Porém devem chegar ao país menos de 30 dias antes das aulas.
Intercâmbio durante a pandemia: Irlanda
Os estudantes que forem realizar o Higher Education possuem entrada liberada desde que obtenham um visto de estudos. Como a maioria dos países já citados anteriormente, devem apresentar o resultado de um PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque.
Quem quiser fazer um intercâmbio para a Irlanda também deve preencher um formulário de localização e realizar a quarentena obrigatória de 14 dias nas terras irlandesas.
A previsão para reabertura das fronteiras para turismo e viagens não essenciais é de 19 de julho.
Intercâmbio durante a pandemia: Malta
Para viajar a Malta é preciso fazer uma quarentena de 14 dias em um dos países do corredor seguro. Além disso, pode se fazer necessário a entrega de um PCR negativo realizado até 72h antes da partida.
Intercâmbio durante a pandemia: demais países
Devido às mudanças rotineiras, é indispensável consultar regularmente os consulados e embaixadas para consultar as regras atualizadas.
Cuidados ao fechar um intercâmbio na pandemia
Durante a pandemia devemos tomar ainda mais cuidado ao fechar um intercâmbio. Existem 3 pontos que merecem atenção na hora de planejar um intercâmbio na pandemia:
Preços muito abaixo do mercado
Não existe milagre, se alguém te oferecer valores de intercâmbio muito menores do que a média do mercado alguma coisa com certeza está errada.
Às vezes, o mais barato pode ser bom momentaneamente para seu bolso, mas sairá caro na hora do imprevisto.
Escolhendo uma agência de intercâmbio
Existem muitas agências no mercado e pode ser até difícil escolher uma boa. Nossa dica para isso é fazer uma pesquisa de preços, procurar avaliações e comentários na internet sobre a agência e ficar de olho nas redes sociais.
Feche seu plano com alguém que te passe segurança.
Datas de Embarque
A pandemia ainda tem causado muita instabilidade nas passagens e regras de entrada nos países. Confira as datas de embarque oferecidas a partir do pagamento do seu pacote e também as regras de cancelamento e reembolso.
Intercâmbio depois da pandemia
A pandemia também pode ser um bom momento para você planejar seu intercâmbio depois que tudo melhorar.
Pesquise preços, destinos, programas de estudo e trabalho, converse com outras pessoas que já viajaram e planeje seus gastos. Seu sonho de fazer um intercâmbio pode ter sido adiado, mas não deve ser esquecido.
Faça seu Intercâmbio com a Day One!
A Agência Day One oferece um serviço personalizado de atendimento, focada em auxiliar pessoas que buscam aprimoramento profissional ou pessoal no exterior, com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana durante sua viagem.
Um dos seus diferenciais é seu corpo de colaboradores ser formado exclusivamente por ex-intercambistas, afinal, só quem já passou por essa experiência sabe como ajudar quem busca por novos desafios.
Entre em contato com a agência clicando aqui ou enviando uma mensagem pelo Whatsapp pelo (16) 99746-8657.