Fazer intercâmbio na Austrália é definitivamente viajar para “o outro lado do mundo”. Para chegar a lá o estudante enfrenta, ao menos, 20 horas de voo. Mas ao chegar nesse país incrível, os intercambistas percebem rapidamente que cada hora no avião valeu a pena. Um local com belezas naturais incríveis, praias paradisíacas e desertos maravilhosos. Bem-vindos a Ozzy Land, car@s viajantes!
Nessa página abordaremos:
Principais cidades para Intercâmbio na Austrália
O que é necessário para estudar na Austrália
Quanto custa um intercâmbio para Austrália
Austrália Intercâmbio: mais motivos para fazer
PRINCIPAIS CIDADES PARA INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA:
Já que o intercâmbio na Austrália pode ser feito em várias cidades, listamos as principais cidades australianas escolhidas por brasileiros para intercâmbio e um pequeno resumo sobre elas:
Intercâmbio Austrália: Adelaide
A cidade de Adelaide fica no estado de South Australia, que assim como diz o nome fica no sul do país, vizinho do estado de Victoria. A região também é um pouco fria, seu inverno é chuvoso e ameno e o verão ensolarado e seco, se tornando uma opção para aqueles que acham que a Austrália é um país muito quente.
Intercâmbio Austrália: Brisbane
Terceira maior cidade do país, situada no estado de Queensland, possui um clima ensolarado e quente. O estado oferece as praias incríveis da Austrália:Sunshine Coast, Gold Coast e Cairns.
Intercâmbio Austrália: Cairns
Uma das cidades mais procuradas por quem deseja fazer intercâmbio na Austrália para cursos técnicos ou de inglês. Além das belezas naturais e de ser um destino de férias para os australianos, Cairns também é conhecida por ser rica em cultura, sendo um dos poucos lugares que ainda abrigam tribos indígenas.
Intercâmbio Austrália: Canberra
Canberra, capital e sede do parlamento australiano, é um dos destinos mais procurados por turistas e intercambistas que gostam da história política dos países.
Essa foi uma cidade planejada e exibe um infraestrutura exuberante, misturando a elegância de construções clássicas com o desenvolvimento tecnológico e econômico.
Intercâmbio Austrália: Gold Coast
Conhecida como a “Orlando Australiana”, Gold Coast é uma cidade que respira o turismo, com muitos resorts, hotéis e diversos parques temáticos como Warner Bros Movie World, Dreamland, Sea World e Wet’n Wild. Porém, Gold Coast é um lugar interessante para pessoas de qualquer idade, há passeios para crianças, jovens e idosos.
Intercâmbio Austrália: Hobart
Para os amantes da vida selvagem, o intercâmbio em Hobart é perfeito. A capital da famosa Ilha da Tasmânia é uma das cidades mais bonitas e seguras de toda a Austrália.
Repleta de reservas, parques e praias, a cidade é referência em cursos técnicos para estrangeiros.
Intercâmbio Austrália: Melbourne
Segunda maior cidade do país e conhecida como a cidade mais europeia da Austrália, Melbourne é a capital costeira do estado de Victoria. Possui as quatro estações do ano bem definidas e uma vasta gama de opções gastronômicas.
Intercâmbio Austrália: Perth
A cidade de Perth fica no estado de Western Australia, no extremo oposto a New South Wales, onde fica Sydney. Conhecida como uma capital “isolada”, o intercâmbio em Perth oferece um dos menores custos de vida do país.
Com um clima quente é, entre as capitais australianas, a cidade mais quente e ensolarada, a cidade é intitulada como a “cidade que faz sol o ano todo”, por isso seu inverno é agradável com temperaturas que não são tão baixas.
Intercâmbio Austrália: Sydney
Muitas vezes confundida com a capital da Austrália, possui todas as boas características de uma metrópole: agito, eventos culturais, shows, bons restaurantes, parques e um bônus: mais de 70 praias. Além disso, conta com transporte público eficiente, segurança e localização privilegiada.
Porque escolher fazer um intercâmbio na Austrália
Como nem só de admirar a natureza vive a maioria dos intercambistas, o destino também é um dos países melhores posicionados mundialmente no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), caracterizando as cidades australianas entre as melhores do mundo para se viver.
Com muitas opções de intercâmbios e lifestyles, você pode escolher entre: Morar em uma grande metrópole (Sydney e Melbourne), ou em cidades de tamanho intermediário (como Perth e Brisbane). Caso seja um fã do surf, a fascinante Gold Coast é o local certo!
Agora, junte tudo isso com a possibilidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, cursos técnicos ou extensões acadêmicas, um país com uma taxa baixíssima de desemprego e um visual paradisíaco. Dear Mate, você tem dúvidas que esse é o seu destino?
O que é necessário para estudar na Austrália
O primeiro passo é escolher um curso que seja reconhecido pelo Governo australiano e registrado no Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students (CRICOS).
O requerimento a ser preenchido dependerá do tipo de curso escolhido. Para cursos de inglês com ou sem certificação ou cursos técnicos, deve-se preencher o Requerimento para Cursos nível 2 e apresentar obrigatoriamente:
- Passaporte assinado e válido e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior;
- Formulário 157A vigente, preenchido e assinado pelo requerente;
- Comprovante da Matrícula (CoE – Certificate of Enrollment);
- Comprovante de Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros (OSHC – Overseas Student Health Cover);
- Pagamento da taxa;
Além de comprovar a existência de recursos para permanecer no país durante os estudos.
Quanto custa um intercâmbio para Austrália
Os custos de um intercâmbio para a Austrália vão variar basicamente de acordo com o curso escolhido e o tempo de viagem.
Em média, um curso de 6 meses custará de 3.600 a 7.200 dólares australianos.
Com moradia, alimentação e transporte, o estudante gasta em média 1700 dólares australianos.
Não se esqueça de incluir na conta os gastos com passagem e seguro de viagem.
O que é necessário para trabalhar na Austrália
Basicamente, para trabalhar durante seu intercâmbio na Austrália é necessário escolher um curso com duração maior do que 14 semanas. Não vamos nos aprofundar no assunto desse vez pois já o fizemos no artigo: Trabalhar na Austrália
Austrália Intercâmbio: mais motivos para fazer
Separamos mais alguns motivos para que você escolha o país como destino do seu intercâmbio: