DAY CAST: O podcast favorito dos intercâmbistas!
COMO PLANEJAR O INTERCÂMBIO?
O planejamento do intercâmbio é tão importante quanto a decisão de viajar. Existe um longo caminho entre a decisão de fazer o intercâmbio e o dia do embarque, por isso vamos explicar nesse artigo todas as etapas necessárias para fazer o seu intercâmbio.
- Definir um objetivo
- Escolher um destino
- Escolher uma agência
- Escolher a cidade
- Escolher a escola
- Escolher o curso
- Fazer um orçamento
- Fazer o planejamento financeiro
- Obter o visto
- Compra de serviços (passagem, acomodação, seguro saúde…)
DEFINIR OBJETIVO DO INTERCÂMBIO
O primeiro passo para que o planejamento do intercâmbio comece a tomar forma é pensar em quais são os seus OBJETIVOS com três perguntas simples:
- Quanto tempo pretendo ficar fora do país?
A duração do intercâmbio irá interferir diretamente no seu tipo de visto e na possibilidade de trabalho ou não. Além disso, o valor dos projetos de curta e longa duração são diferentes.
Caso o seu objetivo seja a imigração, seus destinos serão bem mais específicos e você terá que avaliar um por um. Afinal, os processos de imigração variam entre cada destino.
- Quero trabalhar ao longo do intercâmbio?
A maioria dos intercambistas que optam por cursos de longa duração escolhem países em que há permissão de trabalho como uma forma de ajudar no custo de vida e praticar o inglês. Normalmente os trabalhos são de meio período no setor de serviços (áreas de hospitalidade, construção e limpeza).
- Prefiro climas frios ou quentes?
Pode parecer bobagem se preocupar com o clima, porém a adaptação está diretamente ligada a isso. Muitas pessoas sonham em conhecer e viver em países que tem neve, enquanto outras pessoas têm pavor de pensar em viver invernos com temperaturas negativas. Logo, é importante saber qual clima será melhor para a sua adaptação.
Depois de responder a essas três perguntas fica fácil começar a pesquisar. Tanto as pesquisas na internet como em agências de intercâmbio já terão um OBJETIVO direcionado. Dessa forma, é possível “filtrar” quais países são mais adequados aos seus objetivos.
DEFINIR OBJETIVO NO INTERCÂMBIO
Para definir um destino é necessária muita pesquisa. Ao longo do planejamento do intercâmbio você precisa ver vídeos de guias de viagem, leia blogs, confira notícias sobre o lugar e qualquer outra fonte de informação que você encontrar. Além de atender os objetivos que você estabeleceu, o destino tem que se enquadrar no seu estilo de vida.
Se você é uma pessoa que ama a natureza e gosta de esportes radicais, a Nova Zelândia é uma ótima escolha. Se você sonha em passar por invernos repletos de neve, o Canadá é a pedida.
Depois de encontrar a cultura que combinado com a sua personalidade, o clima que te agradam e, também, um país que cumpre seus objetivos, seu destino está definido.
ESCOLHER UMA AGÊNCIA PARA O INTERCÂMBIO
Fechar SEM agência de intercâmbio NÃO é mais barato. Os valores dos cursos oferecidos para intercambistas em escolas internacionais têm uma taxa referente a comissão da agência. Esse custo não é acrescentado no final da compra, ele já faz parte do valor do curso de forma integra.
Assim, mesmo que sua compra seja feita diretamente com a escola (se ela aceitar) o valor será o mesmo. Ademais, a agência está lá para te orientar com informações e dicas antes, durante e depois do intercâmbio.
Quando estiver fazendo o planejamento do intercâmbio DESCONFIE DE VALORES MUITO ABAIXO DO MERCADO! Fraudes e estelionatos são comuns com promessas de cursos com valores “imbatíveis”. Pesquise, pergunte e acerte!
ESCOLHER UMA CIDADE PARA O INTERCÂMBIO
Cada destino tem muitas opções de cidades diferentes. Elas variam de tamanho, custo de vida, opções de curso e por aí vai.
Será necessário pesquisar ao longo do planejamento do intercâmbio para ver se todas as características da cidade batem com o seu perfil, assim como você pesquisou a respeito do país. Use sites que calculam o preço de alimentos, transporte e habitação no mundo todo, como esse!
ESCOLHER UM CURSO PARA O INTERCÂMBIO
Agora você precisa escolher uma escola e o curso que você quer fazer. Vale lembrar que ao longo do planejamento do intercâmbio é preciso conferir se o curso que você quer fazer está disponível na cidade escolhida. Os cursos podem ser:
- Curso de Idiomas
- Cursos Técnicos/Vocacionais
- Cursos Acadêmicos
ESCOLHER UMA ESCOLA PARA O INTERCÂMBIO
Sabendo o curso é preciso escolher uma escola. Afinal, existem muitas variações muito específicas entre os mesmos cursos que é oferecido por duas escolas diferentes.
Fique atento quanto ao valor do curso, os módulos que ele oferece, a carga horária e o período. Uma vez escolhido e pago, dificilmente você vai poder trocar.
FAZER UM ORÇAMENTO PARA INTERCÂMBIO
Agora que você mais orientado a respeito do intercâmbio, chegou à parte do orçamento. Aqui você deve levantar TODOS OS CUSTOS da viagem.
Para ficar mais fácil de se organizar, monte uma planilha que some o valor de tudo e que você possa mudar ao longo do tempo (em decorrência do câmbio da moeda). Nela, você precisa calcular:
- Valor das passagens
- Valor do curso
- Valor da hospedagem
- Valor do seguro de saúde
- Valor do visto (se necessário)
- Valor do chip de telefone
- Custo de alimentação por mês
- Custo de transporte por mês
- Outros (academia, serviços de beleza, emergência, compras etc.)
FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O INTERCÂMBIO
A parte do planejamento financeiro é a mais difícil, porque nela você descobre o quão esse projeto é importante na sua vida. O intercâmbio tem um valor que dificilmente você vai conseguir obter em pouco tempo.
SAIBA COMO FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Será necessário economizar todo mês para alcançar o valor final. E para que isso funcione, alguns gastos mais superficiais podem ser cortados do seu cotidiano.
Veja o valor final e em quanto tempo você pode obter ele. Agora começa a contagem regressiva para o seu embarque!
VISTO PARA INTERCÂMBIO
Um ponto muito importante no planejamento do intercâmbio é o visto. Você precisa saber quais são as regras para entrada no país, qual o perfil que o estudante deve ter e quais são os documentos necessários.
A agência tem um papel fundamental nesse processo, orientado o estudante em cada etapa junto a um despachante. O visto está entre as etapas mais demoradas no processo de planejamento do intercâmbio, ele pode levar até 4 meses!
Alguns tipos de documentos que podem ser solicitados a depender do tipo de visto e destino:
- Comprovação financeira
- Passaporte
- Documento com foto (RG/CNH)
- Histórico escolar com tradução juramentada
- Boletim universitário com tradução juramentada
- Carta de intensão (escola)
- Carteirinha de Vacinação (febre amarela)
COMPRAR SERVIÇOS PARA O INTERCÂMBIO
Agora é a reta final do planejamento do intercâmbio! Depois de ter escolhido o destino, obtido o visto, se planejado financeiramente e comprado o curso, está na hora de comprar os serviços necessários para a viagem.
Os mais importantes são:
- Passagem
- Seguro Saúde
- Acomodação
- Chip de telefone
- Cartão de Crédito internacional
- Dinheiro em espécie
Existem muitas formas de comprar cada um deles e cada destino tem as suas particularidades. A equipe da Day One Intercâmbios™ tem plataforma de compra de serviços que oferece todos os itens acima por preços bem acessíveis.
De qualquer forma, é importante que você pesquise os valores de cada item, pois, a depender da época do ano, eles podem estar em alta ou em baixa temporada. Essa oscilação nos preços podem mudar, bruscamente, os valor que você obteu no planejamento do intercâmbio.
O QUE FAZER AGORA?
Quanta coisa! Mas pode ficar tranquilo que seguindo esse planejamento do intercâmbio será muito mais fácil começar. Para te auxiliar ainda mais, nossa equipe preparou um PLANNER DE INTERCÂMBIO prático e interativo.
Agora não tem mais desculpa para atrasar o planejamento planejamento do intercâmbio, não é mesmo?