Devido as inúmeras oportunidades de estudo e trabalho, o Canadá se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros que querem fazer um intercâmbio ou imigrar para o continente norte americano.
Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 40 mil brasileiros vivem no Canadá, tratando-se de uma comunidade numericamente expressiva e de perfil diversificado, sendo as cidades de Montreal e Vancouver duas das preferidas.
Se você faz parte dessa parcela que tem pensado em morar no Canadá legalmente, leia este artigo até o final sane suas principais dúvidas.
O que é necessário para imigrar para o Canadá?
Para morar e/ou trabalhar no Canadá você precisa de um visto que permita sua permanência no país. Mesmo os vistos permanentes podem ser pedidos ainda estando no Brasil.
Além do visto, é indispensável possuir um bom nível de inglês ou francês. O país também exige comprovação financeira para garantir que você consegue se manter no país pelos primeiros 12 meses.
Quanto você precisa para imigrar para o Canadá?
Para imigrar para o Canadá você precisa provar que consegue sustentar a si mesmo e aos membros da família que vierem com você enquanto estiver no país através dos seguintes documentos:
1) Extrato Bancário oriundo de um Banco Canadense no nome do aplicante ou custeador, se a quantia tiver sido transferida diretamente para o Canadá;
2) Comprovação de empréstimo “Educacional” oriundo de uma Instituição Financeira;
3) Extratos bancários em nome do aplicante e/ou custeador dos últimos 3 ou 4 meses;
4) Comprovação de pagamento do curso e acomodação (caso o aplicante fique em Casa de Família, por exemplo);
5) Carta-custeio assinada pela pessoa que irá ser a responsável financeira do solicitante;
6) Comprovação de pagamento do curso oriundo de dentro do Canadá, caso o aplicante venha com bolsa de estudo ou por meio de programa de estudos canadense financiado.
O cálculo dos valores deve ser feito de acordo com a quantidade de membros na família, e segundo o próprio governo canadense é próximo de:
Você só não precisará comprovar renda e fundos se você se candidatar através da Canadian Experience Class ou se você já estiver autorizado a trabalhar no Canadá com uma oferta válida de emprego.
Fonte: Site do Governo do Canadá
Quanto custa para imigrar para o Canadá?
Além do dinheiro guardado para comprovar que você consegue se sustentar, existem outros custos para imigrar para o Canadá como o visto, passagens, taxas de processamento, tradução de documentos, tipo de programa de imigração que você escolhe e as taxas da agência de viagem/migração que você contratar.
É difícil imigrar para o Canadá?
Com o planejamento certo e um bom assessoramento/suporte não é difícil migrar para o Canadá.
O país costuma ser bem receptivo com imigrantes e possui alguns programas de imigração para facilitar a entrada de estrangeiros.
Programa de imigração Canadá 2021
Como citamos anteriormente o Canadá oferece alguns programas de imigração, entre eles:
- Canadian Experience Class (CEC)
Para participar desse programa de imigração para o Canadá você deve ter no mínimo um ano de experiência de trabalho qualificado no Canadá e nível avançado de inglês ou francês.
- Provincial Nominee Program (PNP)
O PNP é específico para uma determinada província do país, com exceção de Quebec e Nunavut, que possuem exigências diferentes em relação a imigração. Depois de ter sido “indicado” por uma província, o candidato deve aplicar a residência permanente através do CIC.
- Live-in Caregiver
O LCP é focado em profissionais como enfermeiros, babás e companheiros de pessoas idosas ou com necessidades especiais. Você deve trabalhar por no mínimo dois anos nesse setor canadense para poder pedir a residência permanente.
- Expression of Interest (EOI)
Para o último programa de imigração para o Canadá da nossa lista você passará por um sistema de pontuação usado para classificar os candidatos entre si e escolher os melhores para conceder o visto permanente canadense.
A pontuação máxima do ranking é de 1200 pontos e são analisados alguns critérios como idade, nível de escolaridade, proficiência, experiência profissional, entre outros quesitos. Tudo isso aplicado a todos os familiares que se candidatarem junto com você.
Se atingir a nota de corte, o Governo Canadense enviará um convite para você se candidatar ao visto permanente, o ITA (Invitation to Apply). Ao recebê-lo, o candidato pode enviar uma inscrição completa para morar legalmente no Canadá, que será processada entre quatro a seis meses depois da submissão.
Como imigrar para o Canadá com pouco dinheiro
Depois de todas essas informações você deve estar se perguntando se é possível imigrar para o Canadá com pouco dinheiro… e a resposta é sim! Desde que você tenha um bom planejamento e um bom assessoramento através de uma agência de confiança.
Como imigrar para o Canadá: Preciso contratar uma agência?
Via de regra não. Mas todo o processo de solicitação de visto permanente para o Canadá é bastante trabalhoso e possui muitas etapas, detalhes e trâmites.
Para lidar com seu processo de imigração sozinho você precisa ser uma pessoa extremamente organizada, possuir um excelente nível de inglês e ter bastante tempo livre, e mesmo com tudo isso pode ser que você desperdice tempo e dinheiro tentando conseguir um visto sozinho.
É por isso que indicamos fortemente que você contrate uma agência para te ajudar. Escolhendo uma com boa credibilidade, ela facilitará muito o processo e economizará se tempo que seria perdido com burocracias, por exemplo.
Quer imigrar para o Canadá? Fale com a Day One Intercâmbios!
Nós possuímos uma equipe altamente treinada e especializada em processos de vistos e intercâmbio para o Canadá e muitos países. Entre em contato conosco e saiba mais.