O intercâmbio em Vancouver é um dos mais procurados no mundo e, motivos para isso, não faltam! Ao estar vivendo no coração do Canadá, o estudante pode realizar cursos de inglês, técnicos para a sua área de atuação, faculdades, MBA e muito mais!
Localizada na região portuária da província de British Columbia, Vancouver é uma das cidades mais etnicamente diversas do Canadá e abriga quase 3 milhões de pessoas na sua região metropolitana.
Como o Canadá tem se tornado um dos destinos favoritos para intercâmbio, e só aqui na Day One são mais de 11 opções de cidade destino no país, decidimos listar algumas das razões mais populares para escolher fazer um intercâmbio em Vancouver, vem com a gente 😉
Porque a cidade de Vancouver para fazer intercâmbio?
Além de ter sido eleita por diversas vezes entre as melhores cidades do mundo para se viver, Vancouver é a cidade da América do Norte que menos emite CO2 e, por isso, está entre as dez cidades globais mais habitáveis do planeta.
Repleta de natureza com praias, florestas e montanhas, a beleza da cidade é indescritível, além de ser conhecida como um cenário da indústria cinematográfica, muitas vezes chamada de “Hollywood do Norte”.
É óbvio que esses não são os principais motivos que levam as pessoas a escolherem fazer um intercâmbio em Vancouver, então vamos a eles:
.
Intercâmbio em Vancouver: contato com outras culturas
Como comentamos, Vancouver é um dos principais destinos para intercâmbio do mundo todo, e como o Canadá, super aberta a imigrantes, inclusive com programas de incentivos à imigração. Isso faz com que existam muitas nacionalidades na cidade e vai te proporcionar contato com muitas culturas durante seu intercâmbio em Vancouver.
A grande quantidade de estrangeiros também transformou a cidade em um local super receptivo e acolhedor, além de oferecer uma conhecida diversidade e possibilidades culinárias.
Ao planejar seu intercâmbio Vancouver prepare-se para experimentar não só os pratos típicos, como Poutine (batata frita com queijo derretido e molho de carne) e Panquecas com Maple Syrup (xarope derivado da árvore mais famosa do país), mas também visitar restaurantes especializados em gastronomia internacional, de tacos a sushis exóticos.
Possibilidade de trabalhar e estudar durante o intercâmbio em Vancouver
Sem dúvidas a possibilidade de trabalhar e estudar durante o Intercâmbio em Vancouver faz muita diferença na hora de decidir qual país ou cidade morar. Seja para abater nos custos, guardar uma grana ou até mesmo garantir uma experiência internacional no currículo, Vancouver oferece várias opções de trabalho para estrangeiros, das mais básicas como garçom até mesmo cargos para enfermeiros e administradores.
Para cursos de educação superior, como os técnicos e graduações, o Canadá permite que o estudante trabalhe durante os estudos. A remuneração por hora é uma das maiores do mundo, possibilitando que o estudante pague os custos do intercâmbio em Vancouver com facilidade.
Para estudar e trabalhar durante o intercâmbio em Vancouver é necessário escolher um curso com mais de 6 meses de duração, e obter o visto SW-1, que dará permissão para que o intercambista trabalhe no país desde que o curso escolhido seja de graduação ou pós graduação e tenha estágio obrigatório (co-op). Com esse tipo de visto o estudante poderá trabalhar até 20 horas semanais.
O salário mínimo em Vancouver é de 15,20 dólares canadenses por hora, e como em outros destinos, ele é pago semanalmente para os trabalhadores. Em um trabalho de 20 horas semanais, o trabalhador recebe em média 1.200 dólares canadenses por um mês de 4 semanas, o que convertido pela cotação atual (CAD 1 = 4,05 BRL) é equivalente a 4.858 reais.
Se você quiser saber mais sobre trabalhar no Canadá, é só clicar aqui.
Intercâmbio Vancouver: como é o clima
Comparado aos outros destinos canadenses, a cidade é relativamente mais quente. Se seu intercâmbio Vancouver for durante os meses mais quentes, entre maio e setembro, você encontrará temperaturas entre 15°C a 23°C. Já se escolher os meses mais frios, dois casacos costumam dar conta da temperatura média 5°C, que pode até parecer baixa, mas é bem mais quente que outros pontos do país onde chega a fazer até 40 graus negativos.
Vancouver intercâmbio: excelentes escolas e vasta opções de cursos
A maior parte das pessoas que busca “intercâmbio Vancouver” no google procura por cursos de inglês, e opções de boas escolas não faltam.
Além das diversas instituições de ensino preparadas para receber intercambistas, o estudante que faz intercâmbio em Vancouver pode escolher vários tipos de cursos. Os mais comuns são:
- General English: é o curso mais comum, normalmente para iniciantes, mas também atende a todos os níveis de inglês. Costumam durar de 2 a 52 semanas.
- Inglês para negócios: focado na melhora do vocabulário pensando no mundo dos negócios, incluindo técnicas de conversação, exposição de ideias, apresentações, reuniões formais, etc. Geralmente dura de 8 a 12 semanas.
- Preparatórios para testes de proficiência: normalmente para fazer testes como TOEFL e IELTS. Para esses estudantes é exigido um inglês de nível intermediário e disponibilidade de ficar em média 10 semanas no país.
Vancouver intercâmbio: pontos turísticos e natureza
Nem só de estudos vive um intercambista, né? Apesar de ser uma cidade moderna, não falta contato com a natureza e lugares icônicos em quase todos os cantos de Vancouver.
Temos o Stanley Park, com 400 hectares de área verde; o Seawall, calçadão à beira-mar com mais de 9km; Chinatown com seus jardins chineses e muita culinária oriental; Gastown, a região mais antiga e mais charmosa da cidade; English Bay Beach, uma das praias mais famosas de Vancouver; Vancouver Art Gallery, com mais de 10 mil peças de arte, entre muitas outras opções.
Já nos arredores da cidade, quem faz um intercâmbio em Vancouver pode visitar as montanhas nevadas de Whistler e a Grouse Mountain, prato cheio para esportes na neve.
Intercâmbio Vancouver: meios de transporte
As opções de transporte público costumam ser fator decisivo para quem escolhe fazer um intercâmbio, principalmente porque a maioria das coisas precisará ser feita sem um carro.
O estudante que faz intercâmbio em Vancouver já sai na vantagem: são linhas de metrô, ônibus e seabus (balsa) que interligam praticamente toda a cidade.
- Metrô ou SkyTrain: liga as regiões mais distantes de Vancouver ao centro. As estações não possuem catracas e os bilhetes podem ser comprados em cabines na entrada da estação ou em máquinas de autosserviço;
- Linhas de ônibus: com veículos modernos e práticos que contam com painel eletrônico e alto falante que avisa as próximas paradas aos passageiros;
- Seabus: balsa que cruza do Norte de Vancouver até Downtown.
Se quiser saber mais sobre as linhas, horários e itinerários você pode consultar o site da operadora de transportes, no Translink.ca.
Intercâmbio Vancouver: qualidade de vida
Além dos fatores que já citamos aqui, como ótimas escolas, vastas opções de mobilidade e muito contato com a natureza, o alto nível de segurança e sistema de saúde garantem a pessoa que faz um Intercâmbio em Vancouver uma boa qualidade de vida.
A cidade já foi eleita mais de uma vez a melhor cidade do mundo para morar, segundo pesquisas do grupo Economist, que considera mais de 30 itens qualitativos e quantitativos em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente.
“Existe pouca diferença entre as cidades nas primeiras posições, mas a infraestrutura canadense e as baixas taxas de criminalidade, combinadas à vasta oferta de atividades, foram determinantes para Vancouver alcançar o primeiro lugar.” Afirma Jon Copestake, editor responsável pelo levantamento.
Quanto custa intercâmbio em Vancouver
Fazer intercâmbio em Vancouver é bem mais barato que outros países da língua inglesa, como Estados Unidos e Inglaterra. Além disso, Vancouver apresenta um custo de vida 30% menor quando pensamos no custo de vida Nova Yorkino e 24% mais barato do que morar em Londres, por exemplo.
Pensando em linhas gerais, na média um intercâmbio Vancouver para estudar inglês por um mês pode custar de 7 mil a 12 mil reais, incluindo curso, moradia e alimentação. Se quiser conferir alguns valores médios de almentação e transporte na cidade, continue lendo até o final ;).
O ideal mesmo é fazer um orçamento personalizado, com algumas simulações de datas e tempo de curso. Para facilitar ainda mais a realização do sonho de fazer um intercâmbio no Canadá, a Day One também oferece a opção de parcelamento do valor orçado antes e durante sua viagem de intercâmbio ocorrer, ou seja, você não precisa ter o montante todo na hora de fechar sua viagem!
Quer saber mais sobre intercâmbio em Vancouver? Fale com a Day One!
Nós oferecemos um serviço personalizado de atendimento, focado em auxiliar pessoas que buscam aprimoramento profissional ou pessoal no exterior, com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana durante sua viagem.
Um dos nossos diferenciais é nosso corpo de colaboradores formado exclusivamente por ex-intercambistas, afinal, só quem já passou por essa experiência sabe como ajudar quem busca por novos desafios.
Entre em contato com a agência clicando aqui ou enviando uma mensagem pelo Whatsapp pelo (16) 99746-8657.