Terra natal de Salvador Dalí, a Espanha é um país onde a história não precisa ser contada, ela pode ser observada. Mesquitas, catedrais, tabernas, mercados centrais, museus e até mesmo cidades medievais aguardam aqueles que escolhem fazer um intercâmbio na Espanha.
O país berço do espanhol, segunda língua mais falada no planeta se tratando de falantes nativos, oferece uma experiência única para quem deseja fazer um intercâmbio e por isso trouxemos as principais dúvidas com (quase) tudo sobre intercâmbio na Espanha.
Onde fazer intercâmbio na Espanha?
Uma das primeiras perguntas é onde fazer intercâmbio na Espanha. O país é dividido em 50 províncias que formam 17 comunidades autônomas. Os destinos mais comuns de intercâmbio na Espanha são Madrid e Barcelona, mas também há a possibilidade do estudante escolher cidades como Málaga, Sevilha e Valência.
Nós já falamos aqui no blog sobre os Motivos para fazer intercâmbio em Barcelona e também os Motivos para escolher Madrid, então vamos resumir as características de cada destino, mas basta clicar nos links anteriores para saber mais.
- Intercâmbio na Espanha – Madrid: capital e maior centro financeiro-político do país, concentra a maior parte da população espanhola. Também é conhecida como centro de cultura, história e riqueza e possui ruas consideradas verdadeiros museus a céu aberto. Seu aeroporto, Barajas, por estar incluído na UE possibilita que o intercambista conheça outros países por passagens que beiram os 10 euros.
- Intercâmbio na Espanha – Barcelona: apesar de ser a segunda maior cidade da Espanha, Barcelona possui paisagens urbanas que relembram as pequenas cidades: pouco trânsito e fácil locomoção. Além dos museus, galerias de arte, praças e castelos, Barcelona dispõe de inúmeras praias ao longo da sua costa. Ao juntar a vida boêmia do litoral com um centro de desenvolvimento econômico que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, essa cidade é capaz de entregar uma excelente qualidade de vida.
- Intercâmbio na Espanha – Málaga: localizada na região costeira, é uma das maiores cidades da Espanha, destino perfeito para os amantes de dias quentes e ensolarados, são mais de 300 dias de sol por ano! Possui inúmeras opções de parques, praias, museus, mirantes, bosques e uma das noites mais agitadas do país.
- Intercâmbio na Espanha – Sevilha: localizada ao Norte do país, é a província de Andaluzia. Sevilha é uma das cidades mais tradicionais da Espanha, parecendo que parou no período colonial com carruagens, castelos e obras de arte enraizados por toda cidade. Destino perfeito para quem deseja fazer um intercâmbio na Espanha regado a passeios culturais a céu aberto.
- Intercâmbio na Espanha – Valência: situada ao leste do país, é a cidade com a maior região litorânea de toda a Europa. Há 300km de Madrid e Barcelona, é considerada a cidade universitária da Espanha, com uma população jovem e programações agitadas tanto no dia quanto à noite.
Como fazer intercâmbio na Espanha?
Para fazer um intercâmbio na Espanha é essencial que você se planeje. Apesar de o país não solicitar pedido prévio de visto para intercâmbio de estudo, falaremos mais abaixo sobre, é indispensável que você tenha suporte adequado na hora da escolha da instituição de ensino espanhola, bem como uma avaliação se a Espanha é realmente seu destino ideal.
Nesse momento muitas pessoas se perguntam se vale mais a pena fazer um intercâmbio para a Espanha por conta própria ou contratando uma agência e a resposta pra isso é: depende!
Depende do quanto de dedicação, horas e esforço você está disposto a empregar nesse planejamento e principalmente da escolha da agência. Quem escolhe contratar uma boa agência na hora de fazer um intercâmbio na Espanha economiza muuuuuito tempo, minimiza os perrengues e conta com suporte desde o fechamento do pacote até o desembarque da volta.
Lembrando claro que estamos falando de uma boa agência, e para avaliar a qualidade dela aqui vão algumas dicas: avalie o site, as redes sociais, quem são os colaboradores desta agência (principalmente se eles já fizeram intercâmbio ou se só conhecem a teoria dessa experiência) e procure estudantes que já fizeram intercâmbio por ela!
Com o suporte adequado se tornará bem mais fácil fazer um intercâmbio na Espanha ou em qualquer outro país que desejar.
É possível fazer intercâmbio de estudo e trabalho na Espanha?
Outra pergunta muito comum é se é possível estudar e trabalhar durante o intercâmbio na Espanha. O país disponibiliza uma permissão de trabalho para os estudantes que pretendem ficar pelo menos 6 meses no país. Os trabalhos normalmente são estágios, remunerados ou não, ou os chamados “subempregos” como garçom, atendente, camareiro, etc.
É permitido trabalhar 20h semanais durante o período de aulas e 40 horas semanais durante as férias e boa parte dos custos do intercâmbio pode ser abatida com o salário obtido, que gira em torno de 700 euros para part time jobs.
Para obter a permissão de trabalho primeiro é preciso tirar o visto de estudante, conseguir uma oferta de trabalho e depois solicitar uma autorização administrativa para a Delegação do Governo espanhol.
E já que estamos falando de visto, vamos para mais uma pergunta:
Eu preciso de um visto para fazer um intercâmbio na Espanha?
Se você pretende ficar no país por até 90 dias, você não precisa fazer nenhum tipo de solicitação prévia e terá um visto de turista, que não permite trabalhar.
Já quem deseja fazer um intercâmbio na Espanha maior que 3 meses deve dirigir-se ao Consulado Espanhol no Brasil com os documentos necessários e dar entrada no pedido de visto de estudante, que possui o prazo máximo de 1 mês para ser concedido.
Para intercâmbios de estudo na Espanha maiores de 6 meses, também é necessária a solicitação do cartão de identidade de estrangeiro (NIE) conhecido como “Tarjeta de extranjero” (como se fosse o RG e o CPF aqui no Brasil). Essa solicitação deve ser feita na própria cidade de destino.
Quanto custa um intercâmbio para a Espanha?
A Espanha por ser um dos países com menor custo de vida da Europa acaba sendo um destino mais acessível para quem deseja fazer um intercâmbio. Os pacotes oferecidos pelas agências normalmente incluem:
Normalmente os pacotes oferecidos por boa agências de intercâmbio com um ótimo custo x benefício oferecem:
- 24 semanas de espanhol geral 20 aulas por semana
- 4 semanas de férias
- Atividades culturais
- Workshops profissionais
- Orientação de boas vindas
- Teste de proficiência
- Certificado de conclusão de curso
- Suporte 24h
- Kit e sessão pré embarque
- 2 semanas de acomodação estudantil
Itens como passagem aérea, seguro viagem e visto não costumam ser incluídos nos pacotes e a maneira mais eficaz de conseguir o valor mais próximo da realidade é fazendo um orçamento rápido.
Um intercâmbio na Espanha já se tornou um desejo? Fale com a Day One!
Nós oferecemos um serviço personalizado de atendimento, focado em auxiliar pessoas que buscam aprimoramento profissional ou pessoal no exterior, com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana durante sua viagem.Um dos nossos diferenciais é nossos corpo de colaboradores ser formado exclusivamente por ex-intercambistas, afinal, só quem já passou por essa experiência sabe como ajudar quem busca por novos desafios.Entre em contato com a agência clicando aqui ou enviando uma mensagem pelo Whatsapp pelo (16) 99746-8657.