Introdução | Um pequeno passo na cozinha, porém grande na vida…
Nesse artigo de nosso blog vamos contar a história de um dos cofundadores da Day One Intercâmbios™: Vitor Cruz era estudante de Relações Internacionais e decidiu ter a experiência de morar fora do país para melhorar seu inglês e conhecer novas culturas. Assim como disse nosso companheiro, o Canadá foi escolhido por ser um país de língua inglesa muito acessível para obter o visto de trabalho enquanto se está realizando o intercâmbio .
Assim como planejado, Vitor gostaria de obter um emprego o quanto antes para ajudar a pagar os custos de vida de morar em outro país. Ao chegar no Canadá, começou sua nova jornada… Então galera, senta que lá vem história!
História | Vitor no Canadá
Decidi fazer meu primeiro intercâmbio com 21 anos de idade porque estava em busca de um aprimoramento pessoal, profissional e estava tentando me encontrar na vida. Ainda estava muito inseguro em relação ao curso que tinha escolhido para a faculdade e que rumo iria tomar na minha vida (…)
(…) Cheguei no Canadá com um visto de estudo e trabalho e precisava trabalhar o quanto antes para me manter no intercâmbio. No começo, eu tive diversos empregos e um deles foi de ajudante de cozinha. Era um trabalho bem braçal, mas a remuneração era bem alta. Depois de um tempo, através da indicação de um amigo, recebi o convite para uma entrevista. A vaga era para cozinheiro e eu não sabia cozinhar nada, mal sabia como fazer um miojo (hehe).
Minha confiança estava lá embaixo quando fui fazer a entrevista, porém foi uma surpresa quando tive a resposta. O chefe estava interessado em uma pessoa que buscasse aprender, que tivesse força de vontade e não em alguém com conhecimentos técnicos. Logo abracei a oportunidade e comecei a trabalhar com muita garra! (…)
(…) Os resultados foram os melhores possíveis! Em pouco tempo eu já era chefe de cozinha assumindo diversas responsabilidades no restaurante. Essa experiência foi muito bacana, porque além de aprender a cozinhar (hehe), eu aprendi que na vida não existe algo que “eu não consigo”. Você não consegue porque não quer, porque não quer sair da sua zona de conforto para tentar algo diferente. Mas para quem tem perseverança, o impossível é só um detalhe”
Vitor Cruz (Cofundador da Day One Intercâmbios™).
Informações Técnicas | A Vida Na Canadá
Que história, não é mesmo? Assim como o nosso querido Vitor, muitas pessoas têm interesse de fazer o intercâmbio para o Canadá. Isso não é para menos, afinal o Canadá é o 1° país com a melhor qualidade de vida do mundo, de acordo com o ranking OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Nesse ranking são avaliadas informações como taxa de desemprego, salário mínimo, nível de qualidade do ensino público e outros fatores (quero saber mais dados de outros países).
Além disso, o Canadá contém dois idiomas principais: Inglês e francês, tornando possível a realização de cursos de ambos os idiomas no intercâmbio. Os cursos podem ter a duração muito variada, assim como os níveis (iniciante, intermediário, avançado e business). Além dos cursos de línguas, é possível realizar outras modalidades de cursos ao longo do intercâmbio, tais quais: Curso técnico, Especialização (MBA), Pós Graduação, Master, Camp (acampamentos de férias).
Ok, já entendemos que o Canadá é tudibom. Mas e como é possível de se obter o visto de trabalho lá? Bom, para trabalhar no Canadá é necessário ter pelo menos um nível intermediário de inglês para cursar o College. Porém, é possível fazer um curso vocacional (CO-OP) e realizar um estágio remunerado por meio período. Quer saber mais informações de como trabalhar no Canadá e as opções de cursos? Garanta seu E-book.
Vale lembrar também que é possível migrar para o Canadá e viver lá. Normalmente, as pessoas que buscam essa mudança de forma legal realizam alguma faculdade ou pós graduação. Após a conclusão, o governo canadense pode prorrogar o visto de trabalho em até 3 anos. Nada de pular muros ou caminhar por desertos para mudar de país, né? Rs (De nervoso).