5 passos intercâmbio destino
DESTINO DO INTERCÂMBIO | Como escolher?
5 passos intercâmbio destino
Se as vezes nós ficamos horas escolhendo o que vamos comer no restaurante, imagina para escolher um intercâmbio? Não são apenas os geminianos que sofrem na hora de fazer escolhas, todos nós temos dificuldades de entender qual seria o melhor lugar para viajar em um intercâmbio.
Nesse blog da Day One Intercâmbios™, vamos explicar os 5 passos que devem ser feitos antes de decidir qual será o país e a cidade de destino para o seu intercâmbio. Como já é sabido o tamanho do nosso amor por vocês, car@s viajantes, temos um e-book GRATUITO com detalhes mais específicos sobre cada país, para não sobrarem dúvidas depois de ler esse artigo.
5 passos intercâmbio destino
5 passos intercâmbio destino
5 passos intercâmbio destino
1° PASSO | Tipo de Curso
Apesar de parecer uma pergunta bem obvia, muitos estudantes não sabem ao certo o que fazer. O intercâmbio é uma experiência que precisa ter um propósito, ao contrário, seria apenas uma viagem de turismo. Os dois principais propósitos para se realizar um intercâmbio são: Estudar e/ou Trabalhar.
Para aqueles que buscam estudar, opções de cursos não faltam. Você pode:
- Fazer um curso tradicional de idiomas de forma mais prática com uma vivência nativa que potencializa o seu aprendizado.
- Realizar um curso técnico voltado para a sua área, como marketing, finanças, business, gastronomia, informática, tecnologia etc.
- Realizar um curso de idiomas voltado para sua profissão (especialização).
- Fazer um curso preparatório para certificações internacionais (TOEFL, CAMBRIDGE ou IELTS).
- Fazer o High School.
- Realizar uma faculdade.
- Realizar uma extensão acadêmica (pós graduação, MBA, Mestrado e Doutorado).
Para aqueles que buscam trabalhar, é possível realizar dois tipos de intercâmbio: Estudo & Trabalho ou Working Holiday.
O Estude & Trabalhe é uma forma de juntar o útil ao agradável. Na maioria dos países, é possível trabalhar enquanto se está estudando em qualquer um dos cursos citados no parágrafo anterior. Dessa forma, o estudante tem a possibilidade de aprender por meio de um curso e, ao mesmo tempo, pode ganhar uma experiência internacional de trabalho (que ainda vai ajudar a pagar as contas do intercâmbio).
No caso do Working Holiday, o intercâmbio é voltado para a realização de um trabalho remunerado no exterior, não estando associado à nem um curso de forma obrigatória. A maioria dos trabalhos relacionados a essa modalidade de intercâmbio são de postos manuais, pagando até $15 dólares a hora trabalhada.
5 passos intercâmbio destino
2° PASSO | Duração
O período de duração de um intercâmbio é bem flexível, podendo ele durar de um mês a mais de 4 anos. O que varia, a depender da duração do intercâmbio, são as opções de cursos e as opções de trabalho.
Intercâmbio de até 90 dias (3 meses) de duração não é possível trabalhar. Com esse período, é possível a realização de cursos de idiomas (que podem ser iniciados em qualquer mês) ou técnicos, porém sem a possibilidade de ganhar uma permissão de trabalho.
Para intercâmbios de mais de 90 dias, as opções são bem abrangentes. Existem variações em relação a cada país para se ganhar a permissão de trabalho enquanto estudante, variando de 3 a 6 meses de duração mínima. Porém, é possível permanecer por mais tempo no destino, caso o estudante queira. Basta uma renovação no visto, que está condicionado ao curso que o intercambista está estudando.
Para a realização de uma faculdade ou extensão acadêmica, os períodos variam de 1 até 4 anos. O estudante precisa ter uma proficiência avançada no idioma do país de destino, com uma certificação internacional. Além disso, a maioria dos países permite a permanência do estudante após a conclusão do curso. Essa permanência concedida tem um período que é determinado em cada país, mas o objetivo é possibilitar a prática de trabalho na sua área de formação.
5 passos intercâmbio destino
3° PASSO | Tipo de Visto
Depois de ter escolhido o propósito do seu intercâmbio, o próximo passo é descobrir qual será o visto aplicado a ele. O preço do visto varia de acordo com o período de estadia e a atividade fim que ele representa.
Para intercâmbios de curta duração (até 90 dias), o visto de turista é suficiente. Tirando algumas exceções, o visto de turista não é pago e será concedido na chegada do país de destino, sem precisar de aplicação. Porém, o visto de turista não permite que o estudante trabalhe ao longo do seu intercâmbio.
Para os intercâmbios de mais de 90 dias (3 meses), o visto de estudante pode ser emitido com uma permissão de trabalho. A depender do país, essa permissão de trabalho pode ser de 20 a 40 horas semanais. Para a obtenção desse visto, é necessária uma aplicação no consulado (do país de destino) e o pagamento de uma taxa. O visto sempre terá a duração do curso que o estudante irá realizar, podendo ser renovado a depender das legislações do país de destino.
Para os intercâmbios de Working Holiday, é necessário a emissão de um visto de permissão de trabalho. Normalmente, esse visto tem 1 ano de duração. Esse tipo de intercâmbio é permitido, apenas, em alguns países e são necessários alguns requisitos para se obter um visto Working Holiday. A maioria deles é permitido para estudantes de 18 a 30 anos e, também, é necessário a compra das passagens de ida e volta.
5 passos intercâmbio destino
4° PASSO | Idioma
Com a globalização, o mercado de trabalho vem demandando colaboradores que falem mais de um idioma. As línguas mais faladas do mundo, atualmente, são: Mandarim, espanhol, inglês e francês. Porém, caso tenha algum país que te pareça mais interessante, é sugerido que você aprenda a língua nativa.
Nas américas, os idiomas predominantes são o espanhol (países latinos) e inglês (EUA e Canadá). Na Oceania (Nova Zelândia e Austrália) o idioma predominante é o inglês. Na Europa e na Ásia, a diversidade de idiomas é vasta, porém em quase todos os países é possível se comunicar através do inglês.
5 passos intercâmbio destino
5° PASSO | Clima
A maioria dos viajantes acabam esquecendo, porém, o clima é algo que faz muita diferença no processo de adaptação. O clima mexe com o nosso humor, disposição e saúde. Entender que tipo de clima é mais agradável na sua opinião, faz com que a experiência seja mais bem aproveitada.
Existem 3 tipos de zonas climáticas para os países, sendo elas: Tropical, temperada ou polar.
Os países que ocupam as zonas tropicais têm temperaturas mais elevadas e pouca variação térmica entre as estações. Os países de clima temperado têm suas estações bem definidas, sendo possível esquiar no inverno e surfar no verão. Já os países de clima polar possuem, somente, duas estações no ano: Verão e inverno. Neles, a temperatura e a luminosidade do dia variam drasticamente entre as estações.
5 passos intercâmbio destino
E AGORA?
5 passos intercâmbio destino
Car@s viajante, o intercâmbio é uma experiência que vai transformar a sua vida. Nele, o aprendizado profissional e pessoal são inesquecíveis, proporcionando os momentos mais doces de nossas vidas. As melhores pessoas que podem te aconselhar antes de um intercâmbio, são ex-intercâmbista, assim como a nossa equipe. A Day One Intercâmbios™ dispõe de atendimento via WhatApp, para te ajudar no primeiro passo rumo ao seu futuro!
5 passos intercâmbio destino