Palco de acontecimentos que moldaram o século XX, Berlim é a capital da Alemanha e é um destino de intercâmbio almejado por muitos, principalmente pela sua cultura inovadora, como também por sua excelente qualidade de vida..
Por isso, separamos 5 motivos para fazer intercâmbio em Berlim:
Baixo custo de vida
Tudo depende do padrão de vida que você escolher, mas morar na Alemanha é relativamente mais barato que em países vizinhos como França e Inglaterra.
Os gastos mensais com alimentação, transporte e moradia ficam na média de 600 a 800 euros e, para economizar ainda mais, é possível substituir o transporte público pela bicicleta. O que é muito comum no país, além de ser ecológico e saudável!
Riqueza cultural, histórica e artística
Você sabia que Berlim possui mais de 183 museus?
Pois é! Há uma variedade enorme para conhecer na cidade. Inclusive, existe uma “Ilha de Museus”, indispensável para seu intercâmbio.
Além disso, a cidade respira história, conhecer o famoso “Muro de Berlim” é fundamental. Para os amantes das artes, Berlim possui mais de 400 galerias e a arquitetura é de tirar o fôlego.
Um prato cheio para quem gosta de arte, cultura e história, cada rua tem uma história para contar.
Vida noturna agitada
Se de dia o que reina são as atividades culturais, a noite o entretenimento não fica muito para trás e pode durar até o sol raiar.
Existem festas que começam na sexta-feira e terminam só na tarde de domingo.
A cidade é repleta de bares e casas de shows, ou seja, tem de tudo para você se divertir durante a semana toda.
Proximidade com outros países
A Europa é um continente pequeno em extensão e é possível viajar para todo lugar a partir de Berlim.
França, Áustria, Dinamarca, Holanda, Polônia, República Tcheca são países que fazem fronteira com a Alemanha, o que faz as viagens serem baratas e rápidas para conhecer cidades para além de Berlim.
Língua alemã
O alemão é a língua mais falada na União Européia e, fazer intercâmbio em Berlim é uma ótima oportunidade para aprender.
Apesar de ser praticamente bilíngue, pois grande parte dos habitantes falam inglês, saber alemão é um grande diferencial acadêmico já que a segunda língua mais utilizada em artigos acadêmicos é o alemão.
Mas o que fazer em Berlim?
Como dito acima, Berlim é uma cidade com entretenimento para todos os públicos!
Separamos alguns pontos turísticos que não podem faltar no seu itinerário:
East Side Gallery
Já pensou em visitar uma exposição gratuita e ao ar livre feita em um local histórico?
Centenas de artistas grafitaram uma parte preservada do antigo Muro de Berlim. O local é instagramável, bonito e histórico e tem pinturas famosas como um beijo entre um líder soviético e um presidente da Alemanha Oriental.
Portão de Brandemburgo
Com certeza você já viu o cartão postal de Berlim!
O Portão de Brandemburgo tem 26 metros de altura e uma escultura de deusa Irene, deusa da ordem natural e da profecia, puxada por quatro cavalos.
Topografia do Terror
Se você tem interesse pela história da Segunda Guerra Mundial não pode deixar de visitar esse museu que expõe documentos e fotos do governo Nazista.
Localizado na antiga sede da Gestapo, a sangrenta polícia secreta da época, o ingresso é gratuito.
Memorial do Holocausto
Ao lado do portão de Bramdenburgo está localizado o Memorial do Holocausto.
Composto por 2.711 blocos de concreto, a instalação artística ao ar livre tem a intenção, segundo seus realizadores, de causar uma confusão mental, em referência à cegueira que o movimento da extrema direita gerou na Alemanha, levando à Segunda Guerra Mundial.
Ilha dos Museus
O nome explica tudo, a llha dos Museus é uma ilha no rio Spree, que corta o centro de Berlim.
Nela estão os mais importantes museus, como: Museu Pergamon, Altes Museum (Museu Antigo), Neues Museum (Museu Novo), Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional) e Museu Bode. Na ilha também estão outros dois pontos turísticos importantes, que são a Catedral de Berlim (Berliner Dom) e o Jardim das Delícias (Lustgarten).
Pensando em aproveitar as férias? Confira por onde começar a planejar o seu intercâmbio de férias.